Dispararam as vendas de automóveis chineses na Europa. Naquele que é um desafio considerável para os fabricantes locais, foi uma quase duplicação do número de unidades comercializadas.
Os dados são da Car Industry Analysis, citados pelo The Telegraph. Entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidos na Europa 509.700 automóveis de construtores chineses. Foi um aumento de 91 por cento por comparação com o mesmo período do ano passado.
Este crescimento significativo acontece apesar de, no fim do ano passado, a União Europeia ter imposto tarifas adicionais sobre os veículos chineses importados que podem chegar aos 35,3 por cento – colocando o imposto total em mais do que 45,3 por cento para alguns fabricantes.
A BAIC teve um aumento particularmente forte em percentagem (532 por cento), enquanto a SAIC foi a que mais vendeu na Europa entre janeiro e setembro (226.047 viaturas, contra as 87.396 em igual período do ano passado).
O que justifica o crescimento?
O The Telegraph cita Felipe Muñoz, da Car Industry Analysis, que diz que os fabricantes chineses contornaram as tarifas sobre elétricos com a venda de híbridos plug-in e híbridos, conseguindo desse modo cobrir os volumes mais baixos.
Mas, segundo o especialista, até há construtores da China que continuam a crescer com os carros elétricos, graças aos preços mais baixos por uma qualidade competente. E Felipe Muñoz espera que a tendência de crescimento se mantenha em 2026, já que continuam a ser introduzidos novos modelos e tecnologias diferentes.
