Lando Norris sagrou-se no passado fim de semana campeão do mundo de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira – sendo o primeiro britânico a alcançar o título desde Lewis Hamilton em 2020. Nos últimos quatro anos, tinha havido um domínio de Max Verstappen.
E o piloto da McLaren recebeu os parabéns de duas figuras de proa do futebol britânico – Harry Kane, do Bayern Munique, e Beth Mead (Arsenal), que em 2022 foi considerada como uma das três melhores futebolistas do mundo.
Num vídeo publicado nas redes sociais oficiais da Fórmula 1, Harry Kane afirmou: “Só queria dar-te os parabéns pelo teu primeiro título de F1. Foi uma época incrível, honestamente. Estou tão contente por ti, mereceste. Continua a trabalhar no duro e tenho a certeza que há muitos mais por vir. Desfruta dos festejos e espero ver-te em breve”.
Já Beth Meade não só congratulou Lando Norris e a McLaren pela conquista, como também partilhou os seus desejos para o futuro: “Só quero dar-te os parabéns pelo teu primeiro título mundial. Arraste esta época, foi fantástico ver-te, adorei cada minuto. Força, McLaren, força Papaia! Continuem a ser incríveis e boa sorte para a próxima temporada”.
Campeão por dois pontos
Na sua sétima temporada na Fórmula 1, Lando Norris foi campeão pela primeira vez – confirmando o potencial que lhe era reconhecido desde os campeonatos de promoção.
O britânico venceu sete corridas principais ao longo da temporada e foi presença assídua no pódio, tirando proveito do McLaren que foi o monolugar mais competitivo do ano.
Apesar de ter cometido alguns erros, em particular no GP do Canadá, Lando Norris nunca cedeu – nem mesmo perante a impressionante recuperação de Max Verstappen (Red Bull) após a pausa de verão.
O terceiro lugar no GP de Abu Dhabi do passado domingo em Yas Marina foi o resultado que bastou para o título mundial. O piloto que competiu com o dorsal 4 (em 2026 envergará o 1 a que tem direito) derrotou Verstappen por apenas dois pontos ao fim de 24 rondas.
Num ano quase perfeito para a McLaren, o outro piloto da equipa, Oscar Piastri, foi terceiro e também lutou pelo título até à última corrida. Por construtores, a estrutura de Woking foi igualmente campeã, com 833 pontos – contra os 469 da Mercedes, que terminou em segundo.
Admirador de Harry Kane
No GP de Espanha deste ano, em junho, Harry Kane expressou o seu apoio a Lando Norris – que, na altura, já era um dos fortes candidatos ao título. Também falou da importância da preparação para o sucesso desportivo – algo que inspirou o homem da McLaren.
Citado pelo The Times, afirmou: “A coisa que eu adoro e que passei a admirar mais – provavelmente por causa da posição em que estou – é o que é preciso para estar a este nível. Pode ser extremamente difícil, extremamente punitivo, nem sempre corre como se quer”-
Já citado no The Telegraph na mesma ocasião, Lando Norris terá dito mesmo que Harry Kane é o seu “futebolista favorito“. E comentou: “Mais do que a Fórmula 1, o futebol é o desporto mais unificador do mundo. E tens todo um país lá a apoiar-te. Penso que é provavelmente mais duro do que a Fórmula 1 em certos momentos. Mas tenho muito respeito por todos os que estão lá para o país, e como que lideram a sua equipa”.
