Os novos Seat Ibiza e Arona já estão a ser produzidos. Os modelos da marca espanhola do Grupo Volkswagen nascem na fábrica de Martorell, perto de Barcelona (Espanha), e chegarão ao mercado em janeiro.
Estes são dois modelos de sucesso do fabricante: o Ibiza já vendeu mais de seis milhões de unidades entre todas as suas gerações desde o lançamento há mais de 40 anos – em 1984. Já o Arona é um SUV lançado originalmente em 2017 com mais de 750 mil automóveis vendidos em oito anos.
Nas suas renovações prestes a chegar, o Ibiza e o Arona terão motorizações a gasolina, um design renovado e atualizações no interior. Em termos de motor, haverá quatro opções disponíveis (três no caso do Arona).
O 1.0 MPI de 80 cv é um tricilíndrico com caixa manual de cinco velocidades, apenas destinado ao Ibiza. Depois, há dois 1.0 TSI de três cilindros para ambos os modelos – o de 95 cv com caixa manual de cinco velocidades e o de 115 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades. No topo de gama está o 1.5 TSI de 150 cv com quatro cilindros, associado a uma caixa automática DSG de sete relações.
Por fora, estes Seat têm um novo design hexagonal da grelha frontal, faróis LED novos e de menores dimensões e jantes em liga leve que podem ir das 17 às 18 polegadas no Ibiza e das 16 às 18 polegadas no Arona. O Ibiza também surge com um novo para-choques traseiro. Há três novas cores, que se somam às propostas atuais: Liminal, Oniric e Hyptnotic.
No interior, que tem bancos do tipo baquet de série nas variantes FR, encontra-se um forro do tejadilho mais escuro, novos têxteis com relevo e um volante revestido a couro premium perfurado. Os ocupantes podem usufruir do novo sistema de som Seat Sound com seis colunas, subwoofer e amplificador. Quem tiver smartphones, pode carrega-los na bandeja de carregamento wireless.
O painel de instrumentos de ambos os modelos tem oito polegadas, mas o Digital Cockpit opcional cresce para as 10,25 polegadas. Ao centro, há um ecrã para o infoentretenimento com 8,25 polegadas de série ou 9,2 polegadas opcionalmente. A bagageira do Ibiza tem 355 litros de capacidade, enquanto a do Arona é de 400 litros.
“Marco importante” para Martorell
Markus Haupt, diretor-executivo da Seat e da Cupra, fala de “um marco importante” com o arranque da produção dos dois novos modelos. As marcas querem que as instalações de Martorell se tornem “flexíveis, multimarca, equipadas com todas as tecnologias necessárias” para a produção de diversos automóveis diferentes.
Já Jose Arreche, diretor das fábricas da Seat e da Cupra em Martorell e Barcelona, salientou que os processos de produção foram otimizados, com uma “maior precisão e eficiência”.
