Sem categoria Caterham vai estrear protótipo funcional do seu desportivo elétrico

Caterham vai estrear protótipo funcional do seu desportivo elétrico


A Caterham está a desenvolver um desportivo elétrico, o Project V, e já há data para a estreia em público do primeiro protótipo funcional. Será a 9 de janeiro no Salão Automóvel de Tóquio (Japão). Antes disso, o show car estará na CES em Las Vegas a 6 de janeiro, para a estreia nos Estados Unidos da América.

 

Os dados já disponibilizados indicam que a potência é de 272 cv e a velocidade máxima supera os 230 km/h, num carro capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

A bateria de 55 kWh permite chegar a 400 km de autonomia. É um carro de tração traseira, com um motor de 400 volts. O tempo de carregamento dos 20 aos 80 por cento ronda os 15 minutos.

Este é um coupé de três lugares (2+1), com a opção de ser de quatro lugares (2+2). O chassis é fabricado em fibra de carbono e compósito de alumínio e a carroçaria surge em material compósito.

Tem um desenho aerodinâmico e musculado, que equilibra o moderno com o clássico. Os puxadores das portas são embutidos. No interior, há um volante e bancos desportivos, assim como um painel de instrumentos com mostradores circulares convencionais.

Por dentro, de resto, vê-se um automóvel simples, com um botão aparentemente rotativo para selecionar o modo de marcha no tablier – onde também se encontra o botão para dar arranque e uma entrada de ar da ventilação. Há um ecrã digital e três pequenos mostradores ao centro.

Iniciado em 2022, o Project V nasceu pela mão de Anthony Jannarelly. Em 2023, o automóvel foi revelado no Festival da Velocidade de Goodwood (Reino Unido), sendo que no ano seguinte marcou presença nos salões de Tóquio e de Turim além de acolher a Yamaha como parceira para a tecnologia de eixo elétrico.

O preço estimado para o mercado do Reino Unido, neste momento, é inferior a 80 mil libras – ou seja, mais de 91.400 euros à taxa de câmbio atual.

O protótipo que será apresentado no Salão de Tóquio foi montado precisamente na capital japonesa, no centro de pesquisa e desenvolvimento da Caterham no local. Kazuho Takahashi, diretor-executivo da Caterham Cars, comentou em comunicado: “Este é um marco significativo no desenvolvimento do Project V, com o nosso protótipo a fazer a estreia pública no Salão Automóvel de Tóquio. Este passo permite-nos começar um programa de testes de veículo vasto, em colaboração com os nossos parceiros técnicos. O nosso objetivo continua inalterado: concretizar a nossa visão de um carro desportivo puramente elétrico que incorpore o ADN inconfundível da Caterham”.

Koenigsegg equaciona carros “mais simples e acessíveis”

Conhecida pelos seus super desportivos de produção limitada e preços exorbitantes, a Koenigsegg não põe de parte a possibilidade de, no futuro, ter uma oferta “mais simples e acessíveis” na sua gama.

Bernardo Matias | 08:18 – 08/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy