Mão pesada para três fabricantes europeias de baterias para carros elétricos e respetiva associação representante, a Eurobat. A Comissão Europeia anunciou uma multa de 72 milhões de euros devido a participação em “cartel de longa duração“.
“A Comissão Europeia aplicou coimas a três fabricantes de baterias de arranque automóvel – Exide, FET (incluindo a sua antecessora Elettra) e Rombat – bem como à associação comercial Eurobat, num total de cerca de 72 milhões de euros, por participação num cartel de longa duração relativo a baterias de arranque automóvel, em conjunto com a Clarios (anteriormente JC Autobatterie), em violação das regras da UE [União Europeia] em matéria de concorrência”, anuncia a instituição em comunicado.
Segundo Bruxelas, este cartel, que terá durado 12 anos, “restringiu a concorrência e pode ter conduzido a preços mais elevados no fabrico de automóveis e camiões na Europa”, razão pela qual surgem as diferentes multas. Por ter denunciado a infração, a Clarios não foi multada, beneficiando do programa de clemência do executivo comunitário.
