Sem categoria Bruxelas passa multa de 72 milhões por cartel nas baterias automóveis

Bruxelas passa multa de 72 milhões por cartel nas baterias automóveis


Mão pesada para três fabricantes europeias de baterias para carros elétricos e respetiva associação representante, a Eurobat. A Comissão Europeia anunciou uma multa de 72 milhões de euros devido a participação em “cartel de longa duração“.

 

“A Comissão Europeia aplicou coimas a três fabricantes de baterias de arranque automóvel – Exide, FET (incluindo a sua antecessora Elettra) e Rombat – bem como à associação comercial Eurobat, num total de cerca de 72 milhões de euros, por participação num cartel de longa duração relativo a baterias de arranque automóvel, em conjunto com a Clarios (anteriormente JC Autobatterie), em violação das regras da UE [União Europeia] em matéria de concorrência”, anuncia a instituição em comunicado.

Segundo Bruxelas, este cartel, que terá durado 12 anos, “restringiu a concorrência e pode ter conduzido a preços mais elevados no fabrico de automóveis e camiões na Europa”, razão pela qual surgem as diferentes multas. Por ter denunciado a infração, a Clarios não foi multada, beneficiando do programa de clemência do executivo comunitário.

Fábrica da CATL em Espanha custa 4,1 mil milhões e construção já começou

Já começou a ser construída a gigafábrica de baterias da chinesa CATL em Espanha – que vai formar cerca de 4.000 trabalhadores para lá laborarem. O projeto resulta de uma parceria com a Stellantis.

Bernardo Matias | 10:01 – 28/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy