A BYD continua a trabalhar no seu conceito de motor síncrono de imane permanente de fluxo variável, tendo sido recentemente publicadas novas patentes na China.
Este tipo de motorizações de automóveis elétricos ou eletrificados permite aprimorar a eficiência, com ganhos de autonomia e consistência. O fluxo magnético do rotor é ajustado – o que resulta em menores perdas de energia a velocidades altas e em maior autonomia.
Disponíveis no site da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, os documentos foram originalmente enviados no ano passado, descrevendo aspetos técnicos dos motores. No essencial, propõem soluções de ajuste dinâmico do fluxo magnético do rotor, aumentando dessa forma a eficiência de operação do motor.
Uma, fala sobre a variação da sobreposição radial entre as partes condutoras magnéticas e os componentes de ajuste do fluxo. Outra versa sobre um mecanismo de ajuste integrado diretamente no motor elétrico e no sistema de tração.
Há uma terceira patente, sobre “um componente de ajuste magnético”, com deslocação axial ao longo do comprimento do rotor. Por fim, há uma outra que idealiza “um componente de ajuste de fluxo magnético” junto de uma extremidade axial do rotor, em que esse mecanismo de ajuste se move mecanicamente – aproximando-se ou afastando-se do rotor.
