O novo Volkswagen ID. Polo está cada vez mais perto de chegar. O construtor anunciou que os protótipos estão a realizar “os últimos quilómetros de testes” em vários locais do mundo.
Há baterias de fosfato de ferro-lítio com 37 kWh ou 52 kWh de capacidade. A autonomia pode ser de até 450 km, havendo possibilidade de carregar até aos 130 kW em pontos de carregamento rápido (90 kW, no caso da bateria com menor capacidade). Há três níveis de potência (116 cv, 135 cv e 211 cv), juntando-se uma variante GTI com 226 cv.
A plataforma é a Modular Electric Drive Matrix (MEB+), totalmente nova, com um motor elétrico da mais recente geração (APP 290). É também o primeiro veículo concebido com a nova linguagem de design Pure Positive, da autoria do diretor de design, Andreas Mindt.
A Volkswagen apresenta este novo ID. Polo como “um modelo elétrico compacto”, que estreia o lendário nome Polo na gama ID. de veículos elétricos do fabricante de Wolfsburgo.
Tem 4.053 milímetros de comprimento, 1.816 milímetros de largura e 1.530 milímetros de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2.600 milímetros. Na bagageira, cabem 435 litros.
São prometidos diversos sistemas de assistência à condução, como a orientação assistida lateral e longitudinal e a ajuda a mudanças de faixa na autoestrada, bem como reconhecimento de sinais de trânsito e semáforos.
Quando será lançado?
Ainda não há uma data de lançamento fixa para o novo Volkswagen ID. Polo. No entanto, a marca anuncia que será durante a primavera do próximo ano – sendo um dos seis novos modelos elétricos prometidos para 2026. Os preços começarão em torno dos 25 mil euros.
Thomas Schäfer, diretor-executivo da marca Volkswagen, afirmou em comunicado: “O ID. Polo marca o início de uma nova geração de Volkswagen: com um design novo, operação intuitiva, qualidade de topo e características de condução de primeira classe – e, finalmente, outra vez com um nome adequado. Com um preço de entrada a partir de 25 mil euros, estamos a tornar a mobilidade elétrica acessível a várias pessoas na Europa. E isto é só o começo: em 2026, lançaremos seis novos modelos elétricos, todos 100 por cento Volkswagen”.
