Afinal, a plataforma dos futuros Porsche 718 Boxster e Cayman elétricos poderá ser compatível, também, com motorizações a gasolina – que ainda não estão definidas ao certo.
De acordo com a publicação britânica Autocar, fontes superiores no centro de engenharia do fabricante alemão afirmam que está a ser trabalhado o regresso de ambos os modelos a motores centrais a gasolina através da mesma plataforma PPE Sport – que deveria ser apenas para elétricos. Esta seria uma solução interina, antes da quinta geração dos 718 Boxster e Cayman.
Mas, para tal, o centro de gravidade e as dinâmicas terão de ser idênticas, para além de ter de ser incluído um depósito de gasolina. Assim, será necessário adaptar a plataforma PPE Sport, escreve a publicação mencionada. É que a bateria é um elemento estrutural e, sem ela, a rigidez da ficaria enfraquecida. Assim, os engenheiros trabalham numa solução para a estrutura do piso, de modo a que a rigidez se mantenha. Também serão redesenhados o sub-chassis e a antepara traseira.
Com a adoção de uma mesma plataforma, a Porsche faria com que a eficiência de produção e de volume de escala fossem otimizados. O alívio das normas Euro 7 vem viabilizar os 718 a combustão. Para além disso, um engenheiro da Porsche levantou a hipótese de os elétricos acabarem por ser modelos de nicho, admitindo ainda: “A Euro 7 mudou a aritmética”.
Perante à fraca procura, em setembro, o fabricante anunciou uma abordagem mais flexível à eletrificação da gama, mantendo as motorizações de combustão por mais tempo. Também adiou o desenvolvimento de uma nova plataforma para elétricos para a próxima década.
