Sem categoria Stellantis tem 14 marcas, mas está a estudar a sua viabilidade

Stellantis tem 14 marcas, mas está a estudar a sua viabilidade


Com 14 marcas no seu portfólio, a Stellantis é um dos maiores grupos automóveis do mundo – abrangendo Europa e Estados Unidos da América. Mas algumas poderão vir a ficar de lado.

 

No entanto, está a passar por um período desafiador, tal como muitas outras empresas do setor automóvel, para além de repensar a sua estratégia.

Mais de uma dezena de marcas

E, de acordo com a agência Reuters, o diretor-executivo Antonio Filosa está a ponderar a viabilidade de longo prazo das 14 marcas. Não é de pôr de parte que algumas sejam descontinuadas, com especial risco para as marcas europeias – até porque algumas cobrem segmentos iguais ou similares.

A Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) divulgou que, em outubro, a Stellantis foi o segundo grupo que mais vendeu na Europa (União Europeia, EFTA e Reino Unido), tal como no acumulado dos primeiros dez meses do ano – só atrás do Grupo Volkswagen.

No entanto, os dados revelaram uma queda abrupta face a 2024 de marcas como a DS (de 25,6 por cento em outubro e de 21,2 por cento no total do período analisado) ou a Jeep (de 18,9 por cento em outubro). Também a Lancia/Chrysler sofreram descidas expressivas no total dos primeiros dez meses do ano – 68,3 por cento.

No polo oposto, o grupo Stellantis avançou 4,6 por cento em outubro, mas recuou 4,7 por cento no total do ano até ao fim desse mês – com a Peugeot, a sua marca mais vendida, a quebrar 10,9 por cento no décimo mês do ano.

Por outro lado, a Stellantis também abdica dos objetivos de venda de automóveis elétricos – que o anterior dirigente, Carlos Tavares, queria que representassem 100 por cento na Europa e 50 por cento nos EUA até 2030.

Aposta forte nos EUA

A estratégia adotada pela anterior direção acabou por envolver o sacrifício de modelos como o Cherokee, com bom desempenho no mercado americano. Os preços também subiram, o que deu espaço a adversários, sendo que a quota de mercado reduziu para menos de oito por cento.

Agora, está a redirecionar o seu foco para os EUA. Nos últimos meses, já recuperou modelos populares no país, como o Cherokee, e planeia introduzir outros mais acessíveis. Em outubro, anunciou um investimento recorde de 13 mil milhões de dólares naquele mercado.

Sam Fiorani, da empresa de estudos AutoForecast Solutions, disse à Reuters que, depois das decisões menos boas dos últimos anos, a Stellantis tem de “reconstruir a linha de produtos” nos EUA, incluindo também um modelo abaixo dos 30 mil dólares.

Já Marco Santino, da Oliver Wyman, acredita que recuperar a quota de mercado nos EUA que registava em 2021 (12 por cento) “é um objetivo credível”.

Stellantis anuncia “maior investimento em 100 anos de história” nos EUA

A Stellantis reforça a aposta nos Estados Unidos da América, prevendo investir lá 13 milhões de dólares (cerca de 11,2 mil milhões de dólares) até 2029. Assim, deverá aumentar a produção em 50 por cento.

Notícias ao Minuto com Lusa | 07:20 – 15/10/2025

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