Sem categoria Verstappen teria sido campeão se Horner saísse antes, diz Helmut Marko

Verstappen teria sido campeão se Horner saísse antes, diz Helmut Marko


Em julho, Christian Horner deixou de ser o chefe de equipa da Red Bull na Fórmula 1, depois de 20 anos. O ambiente estava longe de ser o ideal, com conflitos internos, e Helmut Marko não tem dúvidas: se o britânico tivesse saído antes, Max Verstappen teria conseguido o título de 2025.

 

Numa entrevista ao De Limburger citada pelo site Motorsport.com, o austríaco disse que “estavam a ser jogados jogos sujos“, alegando que afirmações falsamente atribuídas a si podem ter vindo da parte de Horner.

Também de saída da Red Bull depois de 20 anos como consultor, Helmut Marko exemplificou com uma alegada afirmação, em 2024, sobre o risco de perder a Ford devido ao programa de motores para 2026 estar atrasado: “Nunca disse isso, mas Horner quis usá-lo para me suspender. Graças ao apoio de Max em Jidá, isso não aconteceu”, recordou.

E salientou: “Cada vez mais frequentemente, fomos capazes de provar que Horner mentia sobre todos os tipos de coisas. Quando Chalerm [Yoovidhya, dono da Red Bull] percebeu isso também, mudou de ideias”.

Desempenho em pista afetado

Quando Christian Horner foi demitido este verão, a sua influência estava a prejudicar os resultados. É o que alegou Helmut Marko: “Tivemos de agir porque o desempenho em pista estava a ficar para trás”.

Max Verstappen acabou o campeonato em segundo lugar a dois pontos do campeão Lando Norris (McLaren). Coincidência ou não, o rendimento e os resultados começaram a melhorar pouco depois da saída de Horner para dar lugar a Laurent Mekies.

No entender do homem que foi consultor da Red Bull desde 2005, se a mudança de chefe de equipa tivesse acontecido mais cedo, o desfecho da época teria sido favorável a Verstappen: “Se o tivéssemos feito mais cedo [demitir Christian Horner], teríamos tido as coisas de volta ao caminho certo mais cedo e o Max Verstappen teria sido campeão do mundo este ano. Estou absolutamente convencido disso”.

Há novo campeão. Lando Norris fecha ano com chave de ouro e vence Mundial

Na última corrida do ano, um terceiro lugar foi suficiente para que Lando Norris, da McLaren, conquistar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2025, apesar da vitória de Max Verstappen no GP Abu Dhabi.

Davide Rodrigues Araújo | 14:30 – 07/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy