As baterias são um dos pontos dos carros elétricos que mais atenções concentram, e a empresa chinesa Welion anunciou uma com tecnologia de estado sólido que tem uma densidade energética que atinge os 824 Wh/kg.
O número foi alcançado em testes de laboratório, segundo o Car News China – que cita uma entrevista do presidente da empresa, Yu Huigen, à CCTV. Mas a ambição vai mais além, pretendendo chegar a mais de 1.000 Wh/kg.
Numa primeira fase, estas baterias vão ser para aplicações menos suscetíveis aos custos – como robôs humanoides. O líder da Welion reconhece que os preços dos materiais continuam a ser um entrave à comercialização em massa.
Em 2023, a firma passou a fornecer baterias de estado semi-sólido à fabricante Nio, com células de 360 Wh/kg e 111 Ah, com capacidade para percorrer mais de 1.000 km numa única carga.
Nos últimos dois anos, passou a fornecer baterias aos setores dos motociclos e veículos elétricos ligeiros, para além de introduzir novos formatos de células para bicicletas elétricas.
Para 2026, a Welion conta iniciar a sua tecnologia de segunda geração, chegando à bateria de estado sólido em 2028, com a sua terceira geração de produtos.
O que é a densidade energética e por que é que é tão importante?
A densidade energética é um aspeto fundamental de qualquer bateria, incluindo as dos carros elétricos. De forma muito sucinta, diz respeito à capacidade de armazenamento de uma quantidade de energia (Watts/hora) por unidade de peso ou volume.
Maior densidade significa, de forma muito simplista, armazenar mais energia no mesmo espaço. Assim, aumentar a densidade energética pode permitir reduzir o peso e ter mais autonomia com as mesmas dimensões.
