A divisão Nismo, da Nissan, é conhecida pelos seus modelos de alto desempenho e envolvimento no desporto motorizado. A gama vai crescer nos próximos anos, no âmbito da estratégia de produto Re:Nissan.
O fabricante japonês anunciou esta terça-feira (16 de dezembro) que conta duplicar o número de modelos disponíveis globalmente dos atuais cinco para dez nos anos vindouros.
Quer, também, que os carros Nismo estejam mais disponíveis no mercado, prevendo aumentar o volume anual de vendas de 100 mil para 150 mil unidades até 2028 – para além de fazer crescer as vendas no estrangeiro de 40 para 60 por cento. E admite trabalhar com parceiros externos para alcançar a meta.
Na Europa o Nissan Ariya Nismo é o mais recente membro da linha, tendo sido introduzido no mercado português já este ano. No entanto, a gama noutros mercados é mais vasta, encontrando-se propostas como o Patrol Nismo (Médio Oriente) ou o Sentra Nismo (América do Norte).
Já no Japão, estão disponíveis modelos como o Skyline Nismo e o Leaf Nismo. O topo de gama é o Nissan Z Nismo, à venda não só no Japão, como também na América do Norte e no Médio Oriente.
Corridas
No que toca à competição automóvel, a Nissan vai manter-se em campeonatos como a Super Taikyu Series, aproveitando igualmente, para a gama Nismo, a experiência e tecnologia adquiridas pela participação nas corridas do Mundial de Fórmula E e dos Super GT no Japão.
Já no ano fiscal de 2026 haverá veículos de protótipos para atividades em corridas, no sentido de “acelerar os avanços tecnológicos no desenvolvimento do hardware e do software para fins de corridas e para a expansão da gama de carros”.
Nissan envolvida também na restauração de veículos
A Nissan Motorsports & Customization também anunciou os planos de expansão das suas atividades de restauração e venda de peças de veículos, inicialmente focada no Skyline GT-R R32, R33 e R34 antes de abranger mais modelos.
A empresa nipónica está convicta do potencial do setor da restauração de automóveis, perante o seu crescimento dos atuais 500 mil milhões de ienes para mais de 1,2 biliões de ienes nos próximos sete anos.
Yutaka Sanada, presidente e diretor-executivo da Nissan Motorsports & Customization, afirmou em comunicado: “A Nismo continua a elevar o entusiasmo e inovação dos carros da Nissan. Ao seguir em frente, almejamos infundir a nossa paixão e entusiasmo noutras linhas de produto Nissan”.
