Agora, sim, é oficial: Portugal está de regresso à Fórmula 1 em 2027. Será no Autódromo Internacional do Algarve. O anúncio surgiu esta terça-feira (16 de dezembro) nas plataformas oficiais do campeonato, antes de uma conferência de imprensa do ministro da Economia, Manuel Castro Almeida.
O acordo, que também prevê a época de 2028, permite que a categoria rainha do automobilismo volte ao país e ao circuito algarvio seis anos depois da última edição – que remonta a 2021.
Nos anos marcados pela pandemia (2020 e 2021), Portugal foi uma das soluções de recurso para completar o calendário – embora em ambos os casos a situação sanitária tenha motivado fortes restrições à presença de público. No primeiro ano, esgotou a lotação máxima permitida (27.500 pessoas), enquanto no segundo não foi permitida a presença de adeptos.
Agora, o regresso está no horizonte, sendo confirmado oficialmente esta terça-feira depois de em agosto o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter anunciado a possibilidade na festa do Pontal.
Um calendário com poucas vagas
Depois das declarações do chefe de governo, o diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, esclareceu ao site Motorsport.com que, além de Portugal, existiam candidaturas da Turquia e da Alemanha. E frisou que quem quisesse negociar uma vaga no calendário “precisam de poder financeiro”.
Só cinco pistas acolhem a F1 e o MotoGP
Atualmente, o Autódromo Internacional do Algarve acolhe o GP de Portugal de MotoGP, tendo contrato até ao fim da próxima temporada. Tem sido sede da prova desde 2020, permanecendo no calendário apesar de, na altura, ter sido uma das soluções de recurso devido à pandemia.
Ainda não se sabe se o MotoGP continuará em 2027, o que tornaria Portimão num dos poucos circuitos a acolher as duas principais categorias do desporto motorizado em quatro e em duas rodas.
De facto, em 2025 apenas cinco pistas receberam, no mesmo ano, a Fórmula 1 e o MotoGP – tal como acontecerá no ano que vem. São elas Austin (Estados Unidos da América), Barcelona (Espanha), Losail (Qatar), Red Bull Ring (Áustria) e Silverstone (Reino Unido).
