Sem categoria Produção automóvel pode cair 1,2% em 2026. Europa contraria tendência

Produção automóvel pode cair 1,2% em 2026. Europa contraria tendência


No próximo ano, a produção global de automóveis e peças poderá sofrer uma descida de 1,2 por cento. No entanto, estima-se que deve subir 1,6 por cento na Europa, onde quebrou nos últimos anos. É um trabalho da Crédito y Caución.

 

Entre os principais impactos negativos estão as tarifas de 15 por cento impostas pelos Estados Unidos da América junto dos principais parceiros comerciais – como Japão, Coreia do Sul e União Europeia (UE).

Por sua vez, no caso europeu a indústria deverá continuar com dificuldades, apesar do crescimento previsto, inferior às quebras registadas em 2024 (menos 5,1 por cento) e 2025 (menos 2 por cento).

A procura mantém-se fraca, com as vendas afetadas pela baixa das despesas das famílias em compras de alto valor, como automóveis, mantendo os volumes de vendas sob pressão”, aponta o documento hoje divulgados.

Além destes fatores, a incerteza sobre o abastecimento de semicondutores e as terras raras, bem como um aumento das tarifas está a aumentar os custos e a levar os fabricantes a repensar as estratégias de aprovisionamento e investimento.

A Crédito y Caución assinala ainda o desafio da transição elétrica e que nos primeiros oito meses do ano os veículos elétricos representaram uma quota de apenas 15,8 por cento entre as novas matrículas no espaço europeu.

O estudo aponta que a Alemanha será o mercado mais afetado, pela importância dos EUA nas suas exportações, mas “a baixa procura, a diminuição das margens e as tarifas irão provocar uma contração de 2,7 por cento na produção no próximo ano”.

Ainda assim, a indústria automóvel poderá, a nível global, ver o seu crescimento ser sustentado em mercados emergentes com menor densidade de veículos na classe média, na diminuição de custos com veículos eletrificados ou em novas tecnologias, como a condução autónoma.

Portugal já produziu mais de 320 mil automóveis este ano

Até ao fim de novembro, foram produzidos mais de 320 mil automóveis em Portugal. Os dados divulgados esta sexta-feira mostram um crescimento de 4,3 por cento face ao mesmo período do ano passado.

Lusa | 14:11 – 12/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy