Já começaram os testes em mundo real da nova plataforma elétrica para os carros da smart – a Electric Compact Architecture (ECA). Esta vai estrear-se no smart #2 em 2026, sendo um modelo ultra-compacto que segue o espírito da marca.
Segundo um comunicado, o trabalho de validação está a ser feito com carroçarias de smart fortwo atuais. É uma arquitetura compacta, através da qual a marca vai reinventar o seu pequeno citadino.
A frota criada para estes testes inclui “veículos de teste altamente representativos”, com os trabalhos a decorrerem “globalmente em infraestruturas especializadas”.
Os engenheiros da smart validam o desempenho da segurança em acidentes, desempenho da bateria ou a durabilidade das suspensões. Também se trabalha no software e até no sistema de climatização.
Já na China, por exemplo, os esforços incidem na dinâmica de condução, no aprimorar da condução e na agilidade citadina. Esses testes incluem também a verificação da robustez estrutural e a otimização do sistema de travagem.
Com estreia mundial prevista para o próximo ano – em data ainda por anunciar – a smart assegura que o #2 “irá apresentar uma nova visão”, sem dispensar a identidade que tornou o fortwo num ícone. Assim, terá duas portas, dois bancos e tração traseira.
