Começou a ser produzido em Sunderland (Reino Unido) o novo Nissan Leaf. O popular elétrico entra na sua terceira geração, e até a fábrica foi transformada para o produzir.
O construtor – que atravessa um período de crise – tem uma forte aposta no novo Leaf: ao todo, há um investimento de 450 milhões de libras (mais de 513 milhões de euros), entre operações e cadeia de fornecimento.
Na cerimónia que assinalou do início da produção, esteve presente o secretário de Estado dos Negócios e Comércio do Reino Unido, Peter Kyle, assim como o presidente do município de Sunderland, Michael Mordey, e o diretor da fábrica AESC UK, Jim Marley – entre outros.
A fábrica de Sunderland foi transformada e, agora, consegue pela primeira vez produzir na segunda linha de montagem. Para tal, recebeu novo equipamento, robôs, instalações dedicadas à introdução das baterias nos automóveis, novas paletes de cores na oficina de pintura e mais de 360 mil horas de treino à equipa composta por cerca de seis mil pessoas.
Este é descrito como o “automóvel mais avançado” da Nissan até ao momento. O primeiro Leaf desta nova geração a ser produzido foi uma unidade com decoração de duas tonalidades Luminous Teal Evolve, com uma bateria de 75 kWh (autonomia superior a 621 km). Tem sistemas avançados de assistência à segurança, dois ecrãs de 14,3 polegadas, aplicação NissanConnect Services e Google integrado.
Massimiliano Messina, líder da Nissan África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia, afirmou: “Inteligente, elegante e aerodinâmico, o novo Leaf capta a energia de uma nova geração como um carro que redefine o que é possível e prepara o terreno para o próximo capítulo da Nissan. O Leaf concretiza a nossa visão pioneira mundial EV36Zero, que combina o fabrico de veículo elétricos, a produção de baterias e a energia renovável”.
O novo Nissan Leaf em resumo
Esta terceira geração do Nissan Leaf tem dois níveis de baterias e motorizações (52 kWh/174 cv de potência e 75 kWh/215 cv de potência). Em carregamento rápido, é possível repor dos 20 aos 80 por cento dos níveis em menos de meia hora.
Tem suspensões dianteiras independentes MacPherson e suspensões traseiras independentes multi-link, com 4.350 milímetros de comprimento, 2.098 milímetros de largura (incluindo espelhos retrovisores), 1.550 milímetros de altura e 2.690 milímetros de distância entre eixos. O peso pode variar entre 1.791 kg e 1.946 kg, dependendo da versão e nível de equipamento.
O desenho otimizado do ponto de vista aerodinâmico permitiu obter um coeficiente de arrasto de 0,25. Há faróis traseiros LED 3D e sete opções de cores exteriores – incluindo o Luminous Teal exclusivo. As jantes de liga leve podem ser de 18 ou 19 polegadas.
Por dentro, há teto panorâmico e bagageira com 437 litros de carga, tal como dois ecrãs de 14,3 polegadas e acabamentos que podem ser em preto ou branco com detalhes em roxo.
Entre as ajudas à condução, destaque para o controlo de velocidade de cruzeiro, assistência de permanência na faixa de rodagem, ProPilot Assist com Navilink, sistema de monitorização do condutor, entre outros.
Nissan Leaf não é o único produzido em Sunderland
Para além do Leaf, a Nissan também vai produzir em Sunderland o novo Juke a partir do próximo ano – dedicando-lhes a linha de produção 2. Lá, também são fabricados o Qashqai e o Juke híbrido e modelos com motores de combustão.
