Sem categoria UE desiste de proibir motores de combustão a partir de 2035

UE desiste de proibir motores de combustão a partir de 2035


Os carros de combustão vão poder continuar a ser vendidos na Europa. Esta terça-feira (16 de dezembro), a Comissão Europeia anunciou a revisão das metas, estipulando uma redução de 90 por cento nas emissões de gases.

 

 
Inicialmente, o objetivo era chegar aos 100 por cento, o que preocupava não só vários construtores, como também países.

Assim, a partir de 2035, é obrigatória a redução de 90 por cento das emissões de gases poluentes, sendo os restantes 10 por cento compensados com a utilização de aço de baixo carbono produzido na UE, uso de combustíveis sintéticos (‘e-fuels’) e de biocombustíveis.

Esta compensação, considera o executivo comunitário, permite que veículos que não sejam totalmente elétricos ou movidos a hidrogénio continuem a ser vendidos após 2035, desde que os fabricantes compensem as emissões dessa forma.

Em comunicado publicado no site oficial da Comissão, pode ler-se: “A partir de 2035, os fabricantes de automóveis terão de cumprir um objetivo de redução de 90 por cento das emissões pelo tubo de escape, ao passo que os restantes 10 por cento de emissões terão de ser compensados através de dois mecanismos de compensação que contemplem a utilização de aço hipocarbónico fabricado na União e a redução efetiva das emissões dos combustíveis eletrónicos e biocombustíveis colocados no mercado durante um ano específico”.

Confirma-se, assim, aquilo que o eurodeputado Manfred Weber tinha dito na semana passada ao jornal Bild. O parlamentar também esclareceu que não haverá uma meta de 100 por cento em 2040.

Maior flexibilidade

O caminho seguido é, assim, ter uma abordagem flexível em termos de tecnologia, deixando os construtores livres para explorarem as abordagens e soluções que entenderem para cumprir as metas ambientais.

Este recuo nas políticas ambientais europeias era um apelo de vários fabricantes e também alguns países como a Alemanha pressionavam nesse sentido. No entanto, também há críticas, como as da Polestar – que fez mesmo uma manifestação silenciosa em Bruxelas esta segunda-feira (15 de dezembro).

[Notícia em atualização]

UE recua no fim do motor de combustão? “Abertos a todas as tecnologias”

A União Europeia poderá ser mais flexível nas metas climáticas futuras e deixar de lado a proibição total de novos motores de combustão a partir de 2035 que atualmente ainda está estipulada.

Notícias ao Minuto | 10:27 – 03/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy