Sem categoria BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa


Está a chegar um novo e-car criado em Portugal. É o BEN, desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro) recebeu o certificado de homologação da União Europeia – ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.

 

O modelo, de pequenas dimensões, deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano, não só em Portugal, como também na Europa.

Com um preço projetado de 8.000 euros, segundo um comunicado, decorrem negociações para que em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano “de forma descentralizada”.

Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões originadas durante a produção.

Assente na plataforma modular Body, a viatura tem um interior flexível e configurável, podendo ter até três lugares e uma capacidade de carga de 100 a 400 litros. Está preparada para condução autónoma e é adaptável a diversas finalidades.

A plataforma digital Spirit, externa ao veículo, abarca diversas funcionalidades – incluindo “identificação e customização ao utilizador através de sistemas biométricos, acesso por chave digital partilhada pela comunidade, configuração do veículo ao serviço, inteligência e data analytics [análise de dados]”. É igualmente anunciada uma “integração plena entre veículos, utilizadores e infraestruturas”.

Pode ler-se na nota de imprensa que este e-car nacional foi “desenhado para ser usado e transacionado como serviço”.

Esteticamente, o BEN faz lembrar modelos de micromobilidade como o Citroën Ami ou o Fiat Topolino – que, em Portugal, são legais para conduzir a partir dos 16 anos.

As próximas etapas

Conseguida a homologação, poderá agora ser produzido um primeiro lote de exemplares – o que vai acontecer na Garagem do CEiiA em Matosinhos. Depois, haverá edições limitadas e personalizadas para diferentes aplicações.

Também nessa fase, acontecerá “uma evolução no produto e na unidade pilot plant BEN”, cuja capacidade anual de produção é de 200 unidades. Os planos preveem o fabrico em larga escala em 2026 e a produção de 20 mil exemplares por ano já em 2030.

Be.Neutral

O BEN surge no âmbito da Be.Neutral, uma Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades gerida pelo IAPMEI, sob liderança da NOS e integrada no Plano de Recuperação e Resiliência. Estão envolvidos 40 parceiros, como o CEiiA e oito municípios do norte.

Helena Silva, administradora e diretora técnica do CEiiA, afirmou em comunicado: “Com o BEN, Portugal é, a partir de agora, um construtor (de mobilidade) europeu. Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis. O BEN está, assim, alinhado com a iniciativa ‘Small and Affordable e-car’ lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu”.

Comissão Europeia propõe nova categoria de carros (e sugere benefícios)

Foi apresentado esta terça-feira (16 de dezembro) o novo pacote de apoio para o setor automóvel europeu – o Pacote Automóvel. Aposta num futuro sustentável, mas com metas mais realistas, e uma das propostas é criar uma nova categoria de veículos acessíveis.

Bernardo Matias | 07:58 – 17/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy