A juntar ao SUV Bigster e ao monovolume Jogger, a Dacia está agora a trabalhar numa carrinha de cinco portas – cuja designação interna nesta fase é C-Neo.
Os protótipos já testam em via pública, como documentam imagens veiculadas pela publicação britânica AutoExpress. E, através delas, já é possível ter uma ideia sobre o que esperar, vendo-se um desenho de carroçaria robusto.
Há uma grelha com um formato similar à do Jogger, para-choques retangular, linha de tejadilho até ao vidro traseiro e uma traseira comprida (e que nada tem a ver com a do Jogger, neste caso). Assim, deverá ter um porta-bagagens com elevada capacidade de carga.
Por outro lado, os puxadores das portas não são embutidos como noutras soluções, há gancho de reboque e luzes traseiras minimalistas. E barras de tejadilho também parecem não faltar.
Por dentro, é de esperar que o automóvel leve cinco pessoas a bordo e venha com características como um ecrã tátil central de 10 polegadas e um desenho do painel de instrumentos, volante e dos controlos em linha com o que se vê hoje em modelos como o Bigster.
Quando chegará o novo Dacia?
A introdução desta nova carrinha da Dacia – marca romena do Grupo Renault – é esperada para meados do próximo ano, antes de chegar ao mercado no outono, conta a AutoExpress.
Deverá ter motorizações híbridas (com motor de combustão 1,8 litros de quatro cilindros) e mild-hybrid (motor 1,2 litros TCe de três cilindros), estando assente na plataforma CMF-B – em que a tração tanto pode ser dianteira como integral. Perfila-se como uma alternativa aos SUV, que também proporciona um espaço generoso para as famílias.
Esta acaba por ser uma proposta algo arriscada da Dacia, por vir em contraciclo: as carrinhas têm vindo a perder espaço de mercado para os SUV.
