Sem categoria Fabricante chinês a caminho das 24 Horas de Le Mans

Fabricante chinês a caminho das 24 Horas de Le Mans


Numa altura de expansão dos construtores automóveis chineses no mercado, o Grupo Chery anunciou um projeto para entrar na alta roda do desporto motorizado. Em breve, a sua marca Exeed quer estrear-se nas 24 Horas de Le Mans.

 

A confirmar-se, poderá ser o primeiro fabricante chinês com uma equipa de fábrica na mítica prova. O grupo assinou na semana passada um acordo estratégico de cinco anos com a entidade organizadora – Automobile Club de l’Ouest.

Segundo um comunicado, o entendimento prevê um programa desportivo no caminho até Le Mans, que começa pela criação de um campeonato de resistência nacional na China, antes da participação nas Asian Le Mans Series. Culmina na estreia da equipa de fábrica da Exeed nas 24 Horas de Le Mans.

O objetivo é ser “a primeira equipa de fábrica a fazê-lo”, embora ainda não exista uma data concreta nem outros detalhes anunciados neste momento – incluindo a categoria em que participará.

A Chery e o ACO têm, ainda, o compromisso de desenvolver esforços em conjunto para a construção de um circuito certificado na cidade sede do fabricante, Wuhu. Este traçado servirá “para apoiar o desenvolvimento do desporto motorizado e envolvimento dos adeptos na China”.

A ambição da Chery

Com este projeto, o grupo Chery pretende “passar de exportador de veículo a um player de tecnologia automóvel global”, tendo no desporto motorizado um banco de ensaios das suas inovações – tal como fazem vários fabricantes.

Novo centro de testes da chinesa Geely bate recordes do Guinness

O grupo Geely abriu recentemente em Ningbo (China) o novo centro de testes de segurança automóvel. Este entrou para o Guinness, ao bater cinco recordes devido às suas dimensões e capacidades.

Bernardo Matias | 09:42 – 17/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy