No Reino Unido, milhares de condutores foram mal multados por excesso de velocidade nos últimos quatro anos. Em causa, está uma falha na operação dos radares de deteção.
Segundo um comunicado, a empresa encarregada da operação das autoestradas – a National Highways – detetou 2.650 ativações de radares indevidas desde 2021. Foram afetadas dez por cento das autoestradas e estradas mais importantes, num total de 154 radares.
Na origem do problema, está um atraso na interação entre os dispositivos e os sinais de velocidade variável. Nem todas as ativações erradas produziram multas, pois não são todas investigadas. Ou seja, pode estar anunciado aos condutores um limite de velocidade superior àquele que está definido para o radar disparar.
Entretanto, já foi implementada uma correção provisória, antes de o problema ser resolvido em definitivo – não há data prevista para que tal aconteça.
Afetados podem ser reembolsados
Quem foi multado de forma errada devido a este defeito na operação dos equipamentos será contactado pela polícia, sendo reembolsado pelas multas. Também haverá restituição dos ponto retirados à carta de condução, se aplicável. Serão, ainda, cancelados cursos de consciencialização de velocidade para mais de 36 mil condutores.
Nick Harris, diretor-executivo da National Highways, afirmou: “A segurança é a nossa principal prioridade. Todos os condutores devem continuar a respeitar os limites de velocidade anunciados como normalmente. Quem foi afetado, será contactado pela autoridade policial relevante”.
E se for mal multado em Portugal?
Em Portugal, os condutores podem contestar as multas e, assim, tentarem revertê-las se forem indevidas.
Há um formulário para o efeito no site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), havendo um prazo de 15 dias depois da notificação para apresentar defesa.
Também é possível fazer um depósito no valor da coima nas 48 horas seguintes à notificação ou à fiscalização, conforme o caso em questão.
Se o condutor apresentar defesa e tiver razão, o depósito é devolvido, mas se fizer o depósito e não apresentar defesa a multa fica saldada automaticamente. Se apresentar defesa sem o depósito, o pretenso infrator poderá ver o valor da coima crescer.
