Sem categoria Assim poderão ser os carros do WRC a partir de 2027

Assim poderão ser os carros do WRC a partir de 2027


Faltam menos de dois anos para a chegada dos novos Rally1, a categoria de topo do Mundial de Ralis (WRC). E a FIA já mostrou imagens que antecipam como poderão ser os novos carros que chegam em 2027.

 

Os regulamentos foram aprovados no ano passado. Os carros terão motores 1,6 litros turbo alimentados a combustíveis sustentáveis, com potências a rondarem os 290 cv. As transmissões serão de cinco velocidades e a tração é integral. Numa fase posterior, poderá haver flexibilidade ao nível de motorizações.

A célula de segurança tem um quadro tubular. Os sistemas de travagem e de direção derivam dos Rally2, mas a suspensão é específica dos Rally1 – cuja plataforma terá de ter comprimentos de 4.100 a 4.300 milímetros e uma largura que não exceda 1.875 milímetros.

De resto, os fabricantes têm liberdade para fazer os seus próprios desenhos, sendo esse um dos princípios das regras – que ditam ainda que os carros deixam de ter de derivar de modelos de produção atuais.

WRC quer mais participantes

Esta nova fórmula para o topo dos ralis mundiais permitirá juntar numa só categoria construtores oficiais e preparadores, que poderão conceber, fabricar, homologar e fazer o marketing dos seus modelos – algo que pretende atrair mais participantes.

E o objetivo parece estar a ser conseguido: esta semana, a FIA e o WRC anunciaram o primeiro construtor independente a entrar no campeonato com as novas regras Rally1: o Project Rally One, liderado pelos experientes Lionel Hansen e Yves Matton.

De recordar que com os híbridos atuais o leque de participantes tem vindo a reduzir na principal categoria: em 2026, há apenas oito pilotos permanentes na classe principal do Mundial de Ralis, em apenas três construtores diferentes (Hyundai, M-Sport Ford e Toyota). Depois, o campeão deste ano, Sébastien Ogier, fará participações esporádicas na Toyota, assim como acontecerá com Dani Sordo, Esapekka Lappi e Hayden Paddon na Hyundai.

Novos Rally1 vão passar por Portugal

A primeira temporada do WRC com os novos Rally1 será em 2027, e Portugal será um dos palcos que vai acolher as novas máquinas no seu primeiro ano.

No calendário consecutivamente desde 2009 (excetuando a ausência de 2020 devido à pandemia), o Rali de Portugal renovou em maio passado até 2028.

Sébastien Ogier conquista nono título mundial de ralis

O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) tornou-se hoje campeão mundial de ralis (WRC) pela nona vez na sua carreira, igualando a marca conseguida pelo compatriota Sébastien Loeb, ao ser terceiro classificado no Rali da Arábia Saudita.

Lusa | 11:51 – 29/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy