Está cada vez mais perto de se conhecer o novo Alpine A110. Será totalmente elétrico na entrada na terceira geração, que deverá ser desvendada durante o ano de 2026.
Philippe Krief, CEO Alpine, disse num vídeo publicado no YouTube oficial da marca que 2026 será um ano de grandes novidades, sendo uma delas o A110 – sobre o qual promete “alguns detalhes”.
O dirigente explicou as linhas-mestras visadas no desenvolvimento do modelo: “O principal desafio que tivemos de ultrapassar quando desenvolvemos este carro foi como construir um carro excecional em termos de desempenho, design e qualidade com tempo e custos de desenvolvimento reduzidos”.
“Veem a evolução, veem o desempenho neste design – que é mais do que jantes grandes. Mas veem também o ADN, veem que o espírito do carro ainda está lá. E é isto que queremos fazer também com a próxima geração: evoluir, mas mantendo o ADN e espírito originais“, disse Philippe Krief.
E ainda rematou: “O resultado é fantástico. Só vos posso dizer que nos primeiros seis meses de 2026 iremos partilhar notícias mesmo empolgantes“.
Segundo a AutoExpress, é expectável que, primeiro, sejam anunciados apenas mais pormenores sobre o Alpine A110, antes de numa fase mais adiantada de 2026 acontecer a revelação.
O que esperar?
Citado pela publicação AutoExpress, Philippe Krief esclareceu que o novo Alpine A110 terá dois motores atrás, bem como uma versão de tração integral em que é acrescentado um motor mais leve no eixo frontal.
Fica a promessa de uma potência que vai superar “em muito” os 500 cv. O carro estará assente numa plataforma de 800 volts, com “uma densidade energética muito alta”, disse o diretor-executivo da Alpine – apontando para uma autonomia para 600 km.
Falou também de uma integração particularmente otimizada e de um peso abaixo de um Porsche 718 Cayman a combustão: 1,45 toneladas, assegurou.
Um ícone francês
O Alpine A110 é uma berlineta de duas portas que marcou a história da marca – que está sob a posse do Grupo Renault. Foi inicialmente produzido entre 1963 e 1977, antes de voltar modernizado como coupé de duas portas em 2017.
Esta geração, com um potente motor turbo 1,8 litros, deixará de ser produzida no ano que vem. Em vez disso, passará a ser 100 por cento elétrico.
