E se o valor do seu carro multiplicasse mais de 1.000 vezes? Foi o que aconteceu com este Aston Martin DB5 comprado em 1973 por John Williams, por uma quantia a rondar as 900 libras (cerca de 1.025 euros).
Hoje em dia, depois de restaurado, vale um milhão de libras, ou seja, mais de 1,1 milhões de euros. Como é natural, há que contar com o passar dos anos: as 900 libras de 1972 equivalem a cerca de 15.000 libras atuais (17.081 euros). Ainda assim, seria um valor mais de 66 vezes superior ao da aquisição.
Na altura da compra, John Williams – oriundo do País de Gales – tinha 19 anos e teve de poupar dinheiro durante mais de um ano. E o DB5 tinha usufruído de grande sucesso, com a aparição em 007, onde era conduzido por James Bond. O modelo foi fabricado de 1963 a 1965, com apenas 1.022 unidades produzidas (875 berlinas).
Ainda mais rara foi a versão deste carro em concreto: berlina com mais potência e uma pintura prateada Silver Birch, de condução à direita – apenas 39. Está equipado com o motor Vantage, carburadores Weber, jantes de raios e vidros elétricos Sundym.
Nos primeiros quatro anos, John Williams conduziu o carro no dia-a-dia. Mas, em 1977, foi trabalhar para o Médio Oriente e o carro ficou na garagem. Teve propostas para vender, mas sempre resistiu.
No entanto, o automóvel foi-se degradando: “Os filhos dos vizinhos costumavam vir brincar e brincavam em cima dele. Saltavam no capot. Um deles equilibrou-se no tubo de escape e partiu-o”, contou Sue Williams, esposa do proprietário.
Restauro levou milhares de horas
O restauro do automóvel era um objetivo de John, para poder conduzir o seu carro de sonho novamente. O processo começou em finais de 2022 na Aston Martin Works – cujo presidente, Paul Spires, disse que o veículo estava em “péssimo estado quando chegou”. O projeto, acompanhado de perto pelo casal, está agora finalizado cerca de três anos depois.
Segundo as suas próprias palavras, John Williams já não conduz o carro há cerca de 50 anos. Vê-lo restaurado foi um momento significativo: “Bem, foi um processo longo, muitas poupanças, mas valeu cada cêntimo. É simplesmente fantástico. […]. Está de volta à sua antiga glória“.
Paul Spires disse em comunicado: “Depois de mais de 2.500 horas de trabalho dedicado das nossas equipas nas oficinas de funilaria, pintura, acabamento e veículos clássicos – a par do apoio vital do nosso departamento de peças próprias – o carro está agora terminado. E, ao meu ver, parece absolutamente deslumbrante”.
Na galeria de topo, pode ver o antes e o depois do restauro deste Aston Martin DB5.
