No sábado passado (20 de dezembro), a cidade de São Francisco (Estados Unidos da América) foi afetada por um apagão de eletricidade. E os táxis autónomos da Waymo sofreram consequências.
O The New York Times escreve que os automóveis pararam em sinais rodoviários escurecidos, ficando a bloquear o trânsito. E, durante a noite, vários veículos tiveram de ser rebocados, com o serviço a permanecer parcialmente em suspenso no domingo.
Desde 2023 que a Waymo opera em São Francisco, tendo atualmente cerca de 1.000 robotáxis a funcionar só naquela cidade. O caso do apagão deste fim de semana mostra que as soluções de condução autónoma ainda têm imperfeições significativas a resolver – o que é natural, já que estes conjuntos de tecnologias ainda são relativamente recente.
Tesla não foi afetada
Há poucos meses, a Tesla começou a testar o seu próprio serviço de robotáxis em São Francisco. Depois desta falha de energia, o seu proprietário, Elon Musk, veio deixar uma garantia nas redes sociais: “Os robotáxis da Tesla não foram afetados pela falha de energia elétrica em São Francisco”
🇺🇸 SAN FRAN BLACKOUT – WAYMO FROZE, TESLA DROVE
Waymo’s robotaxis got a little too real last night – by completely shutting down when San Francisco’s power outage knocked out traffic lights.
Meanwhile, Teslas on FSD? Kept rolling. No drama, no headlines – just handling chaos… pic.twitter.com/8FinYpAOcB
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) December 21, 2025
