Os 60 anos do Porsche 911 foram comemorados a preceito, com uma edição limitada – o 911 S/T. Com apenas 1.963 exemplares a saírem das fábricas, o construtor numerou-os a todos com uma placa identificativa no lado passageiro.
No entanto, houve um erro que tem tanto de invulgar como de inusitado: duas das unidades receberam, por engano, o número 1.724: uma pertence a Pedro Solís Klussmann e outra a Suzan Taher. E os casos são diferentes.
Para Pedro Solís Klussmann, o número 1.724 foi uma escolha deliberada: nasceu num dia 17, tal como a sua mãe, enquanto o seu pai nasceu num dia 24. Já Suzan Taher não vê qualquer significado especial no número do seu Porsche 911 S/T, que deveria ser o 1.742.
Os automóveis também são diferentes: o de Pedro Solís Klussmann tem o pacote Heritage Design da gama Exclusive Manufaktur e está pintado num azul metálico exclusivo Shore Blue Metallic. O de Suzan Taher está decorado com uma cor vermelha Rose Red do Paint to Sample Plus que faz referência a modelos dos anos 1970.
Porsche não deixou engano passar ao lado
Ao aperceber-se da gafe, a Porsche decidiu convidar os seus dois clientes para um dia nas instalações de Zuffenhausen. Tiveram a oportunidade de receber uma imagem dos dois carros com a numeração correta, tal como uma caixa com amostras das cores exteriores e interiores das viaturas.
A placa de numeração errada foi entregue ao diretor do arquivo da Porsche, Frank Jung, que a catalogou e armazenou. Ou seja, apesar de ter sido um erro, este acabará por ficar nos episódios históricos do construtor alemão.
Karl-Heinz Volz, diretor Sonderwunsch da Porsche, afirmou: “Há muito trabalho manual especializado envolvido no fabrico e envolvimento humano significa que erros podem acontecer. O importante é a forma como se lida com eles. Foi muito importante para nós pedir desculpa aos nossos clientes de forma adequada e corrigir o erro”.
O Porsche 911 S/T é um carro desportivo focado no condutor, que tem um motor flat-six (de seis cilindros) 4,0 litros capaz de debitar 525 cv de potência. A caixa de velocidades é manual, tendo um chassis otimizado em prol da sua agilidade e manobrabilidade.
