Com a nova geração já em pré-venda, o Renault Clio liderou o mercado automóvel europeu em novembro. As vendas cresceram 2,4 por cento no mês e 1,9 por cento no acumulado do ano.
São dados da Dataforce, citados pela Automotive News Europe. O popular utilitário francês vendeu 19.213 unidades no 11.º mês do ano – um crescimento de 14 por cento face a 2024.
No entanto, considerando o acumulado do ano é outro modelo a liderar a tabela: o Dacia Sandero, com 225.862 exemplares comercializados (numa quebra de 8,7 por cento por comparação com igual período do ano passado). Aqui, o Clio é segundo com 206.583 unidades registadas.
Liderança por grupos e marcas
Apesar de o grupo Renault ter os modelos automóveis mais vendidos, não está na frente das vendas por marcas e grupos. Os dados foram divulgados pela Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) esta terça-feira (23 de dezembro), apontando também para um crescimento do mercado como um todo – com especial preponderância dos veículos elétricos.
Apontam para um terceiro lugar do Grupo Renault em novembro no conjunto União Europeia/EFTA/Reino Unido, atrás dos conglomerados da Volkswagen e da Stellantis. De janeiro a novembro, a tendência foi idêntica.
Por marcas individuais, a Renault ficou em quinto lugar atrás de Volkswagen, Toyota, BMW e Skoda no mês de novembro. No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, está em quinto, perdendo para os mesmos rivais.
