Sem categoria Marca chinesa pode ter carro com bateria de estado sólido em 2027

Marca chinesa pode ter carro com bateria de estado sólido em 2027


Dentro de menos de dois anos, o FAW Group pode ter automóveis de produção com baterias de estado sólido – através da sua marca Hongqi na China.

 

De referir que o antigo ditador chinês Mao Tsé-Tung foi o grande impulsionador da Hongqi no século XX, criando um veículo de luxo como a sua viatura oficial. O seu primeiro modelo foi o CA72, lançado em 1958 com um desenho baseado num Chrysler de 1955.

Citado no CLS.cn, Jiang Wenhu, vice-presidente do comité de operações da marca Hongqi, disse recentemente: “Até ao fim de 2027, as baterias de estado sólido do FAW serão instalados em sedãs e SUVs topo de gama da Hongqi e entrarão na produção em massa”.

Neste momento, o fabricante já terá feito testes de células de bateria de estado sólido de 66 Ah. O FAW Group fez parceria com 27 organizações no campo do desenvolvimento de baterias de estado sólido.

Entre 2026 e 2027, estas baterias de estado sólido podem passar para a implementação limitada em veículos na China, sendo projetado que em 2027 possam estar preparadas para os clientes. Se o FAW Group conseguir cumprir as suas metas, os automóveis da Hongqi poderão estar entre os primeiros a usar baterias de estado sólido na China.

A tecnologia atual de baterias de estado sólido poderá entrar em produção a pequena escala nos próximos dois anos. Esperam-se densidades energéticas entre 350 e 400 Wh por quilograma em 2030, mas que, com desenvolvimento, no futuro poderão chegar a mais de 500 Wh por quilograma em 2035.

A corrida às baterias de estado sólido

Esta é uma tecnologia que está a receber um forte investimento e exploração por parte da indústria, que as vê como uma potencial solução de futuro.

São baterias mais seguras, capazes de ter uma maior densidade energética, carregamento mais rápido e autonomias consideravelmente maiores por cada carga. O eletrólito líquido das baterias convencionais dá lugar a um eletrólito sólido não inflamável, que também atua como uma barreira física entre o ânodo e o cátodo.

Há estabilidade térmica e química, o que significa que este tipo de baterias são mais seguras e até simplificam os sistemas de gestão térmica. Há também vantagens do ponto de vista da longevidade da bateria, que poderão vir a durar muitos milhares de quilómetros conservando grande parte do seu desempenho original.

Empresa chinesa anuncia bateria de estado sólido de alta densidade

A Welion, uma empresa chinesa dedicada a baterias de estado sólido, anunciou um produto com 824 Wh/kg de densidade energética em testes de laboratório. E a ambição não se fica por aqui.

Bernardo Matias | 14:41 – 16/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy