Um dos modelos que chegou ao fim este ano foi o Peugeot 508 SW, depois de década e meia no mercado. Um destino ditado pela falta de ‘espaço’ deste tipo de carros perante os SUV que agora estão em voga. Mas será um final definitivo desta linhagem ou terá um futuro sucessor nas carrinhas de maiores dimensões?
O diretor-executivo da marca, Alain Favey, foi questionado pela publicação britânica Autocar sobre um potencial regresso futuro ao segmento: “Por que não?”, perguntou retoricamente, antes de recordar que o modelo foi retirado de produção porque não havia procura suficiente no mercado.
Posto isto, disse Alain Favey, que a sucessão do 508 SW poderá ser equacionada no futuro: “Agora, estamos a explorar o que se segue aos SUV e talvez exista algo que vá fazer sentido, mesmo nessa parte do mercado, posteriormente. Será uma carrinha ou algo diferente? Não sei. Mas decididamente não excluímos nada“.
Em todo o caso, o dirigente francês reconheceu que, com a popularização dos SUV, as carrinhas tradicionais têm um espaço muito mais apertado no mercado do que quando o 508 SW foi lançado em 2010. E vê potenciais rivais de um sucessor, mencionando o BYD Seal 6 ou o Toyota bZ4X Touring.
Alain Favey também perspetivou: “Todos, incluindo nós, estão a trazer para o mercado SUVs muito bonitos de todas as formas e feitios. Há a sensação de que, no futuro, tem de vir outra coisa. E o que é que isso é? Julgo que todos nós, todos os construtores, estão a pensar nisso e têm planos”.
O Peugeot 508 SW teve duas gerações, sendo uma carrinha de cinco portas e cinco lugares com motor central dianteiro. Existiram diversos tipos de motorizações a gasolina, diesel e híbridas plug-in, com a produção a decorrer em vários locais do mundo – incluindo França, China ou Irão.
Há várias décadas que as carrinhas fazem parte da história da Peugeot. A gama atual tem, apenas, uma edição SW – o 308 SW, derivado do compacto familiar 308.
