O setor automóvel pode ter impacto outras indústrias. Exemplo disso é o que aconteceu recentemente, com as medidas europeias para o futuro das motorizações a terem parte da responsabilidade pela valorização recorde da platina.
Uma semana antes do Natal, a Comissão Europeia anunciou os planos para recuar na proibição de novos carros de combustão a partir de 2035 – apostando numa estratégia tecnologicamente mais flexível, em que 90 por cento dos automóveis terão de ser neutros de emissões. Os outros dez por cento devem compensá-las com o uso de metais de baixo carbono feitos na União Europeia e biocombustíveis.
Segundo a Reuters, esta segunda-feira o preço da platina atingiu um máximo histórico de 2.478,50 dólares por onça – perto do final de um ano em que devem aumentar 146 por cento – um recorde anual.
Tal como o paládio e o ródio (cujos preços já aumentaram 80 por cento e 95 por cento este ano), a platina é fundamental para os catalisadores dos automóveis – componentes que reduzem as emissões poluentes.
Também a Reuters cita analistas na Mitsubishi, que explicam que as novas medidas da UE para o setor automóvel prolongam o uso de Metais do Grupo da Platina (PGM) nos catalisadores das viaturas. Os níveis de emissões poluentes são, igualmente, mais rigorosos, “o que, por conseguinte, irá exigir maiores quantidades” destas matérias-primas.
Não são só as medidas relativas ao setor automóvel a contribuir atualmente para o fenómeno. A platina e o paládio também são considerados minerais críticos nos Estados Unidos da América, o que restringiu a disponibilidade noutros mercados. A criação de stocks defensivos é outro elemento a ter em conta.
E há muitos usos dados à platina e outros metais preciosos, desde a joalheria a equipamentos médicos, passando por certas ferramentas e processos industriais. A maior procura global reside na China, muito dependente de importações. Lá, começou recentemente a negociação de futuros de PGMs, fomentando a especulação. A Bolsa de Futuros de Guangzhou teve mesmo de ajustar os limites de preço.
