Sem categoria Tesla conta aumentar capacidade de produção automóvel na Alemanha

Tesla conta aumentar capacidade de produção automóvel na Alemanha


Atualmente, a fábrica da Tesla na Alemanha produz cerca de 5.000 automóveis por semana – ou algo como 250 mil por ano. E, em 2026, conta poder fazer crescer os números.

 

Isto apesar de as vendas seguirem um caminho de declínio: segundo dados da Autoridade Federal dos Transportes Motorizados alemã, de janeiro a novembro quebraram quase 48 por cento, para as 17.358 unidades comercializadas em 11 meses. E, na União Europeia, a descida foi de 38,8 por cento no mesmo período de 11 meses face a 2024 – reportou a Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) no seu relatório mensal.

A fábrica fornece dezenas de mercados, até porque se trata da única europeia do construtor americano. E até há planos para a expansão das instalações .

Em declarações à DPA citadas pelo Handelsblatt, o diretor de fábrica André Thierig garantiu que foi possível aumentar a produção em todos os trimestres no último ano. “Isto dá-nos uma perspetiva positiva para o novo ano e esperamos mais crescimento”, frisou.

As instalações de Grünheide dão emprego a cerca de 11 mil pessoas, e André Thierig frisou a capacidade de manter postos de trabalho e a inexistência de problemas de cortes na produção. Fala de uma situação “estável”, sendo que a Tesla se mantém atenta e “ajustará os mercados e a produção em conformidade”.

Quanto aos planos de expansão, o responsável revelou: “Já recebemos a primeira autorização parcial para expandir a capacidade de produção. Ainda não submetemos a candidatura para a segunda permissão parcial”.

Braço de ferro com sindicato

Nesta altura, a Tesla enfrenta um problema na Alemanha. O sindicato IG Metall quer um acordo coletivo com aumento de ordenados e semana de 35 horas de trabalho.

André Thierig recusa a redução horária, falando de uma “linha vermelha”, segundo declarações citadas pelo Der Standard. E frisou que a empresa conseguiu “aumentar os ordenados”, que já cresceram “mais de 25 por cento” em menos de quatro anos de operações desde que a fábrica abriu em 2022.

A IG Metall não tem a mesma visão: “Sem um acordo coletivo, o pagamento na Tesla continua significativamente abaixo do nível de outras fábricas automóveis na Alemanha”.

BYD deverá acabar o ano no topo da venda de elétricos, à frente da Tesla

Analistas antecipam que a BYD deverá liderar a venda de carros totalmente elétricos ao nível mundial no final deste ano, superando a Tesla. A confirmar-se, será a primeira vez que tal acontece.

Lusa | 07:09 – 29/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy