Revelado no Japan Mobility Show do ano passado, o Honda Super-One Prototype dará origem a um modelo de produção com chegada ao mercado prevista para este ano. E já foram partilhados alguns detalhes.
Segundo o construtor japonês, o protótipo tem uma das carroçarias mais leves entre os elétricos do segmento A, tal como um centro de gravidade mais baixo do que o dos carros compactos a gasolina. São características chave para a resposta e estabilidade do automóvel.
Segundo um comunicado, a versão de produção, que será um elétrico compacto, terá o ‘Boost Mode’, desenvolvido em específico para este carro. É um recurso que permite aumentar a potência e usufruir de todo o potencial existente.
Há uma transmissão simulada de sete velocidades, rotação fictícia do motor e posições das mudanças calculadas em tempo real com base naquilo que o condutor faz a cada momento ou na velocidade e comportamento em curva. A caixa também simula o ‘kickdown’ em aceleração e o comportamento típico dos motores de combustão quando a injeção é temporariamente cortada.
Este carro terá, igualmente, o sistema Active Sound Control. Este mimetiza o ruído de um motor a combustão potente apesar de se tratar de um carro 100 por cento elétrico. A Honda quer ter “um veículo compacto que transforme a mobilidade diária numa experiência emocionante e estimulante”.
Quando chega?
Segundo a Honda, o modelo de produção com base no Super-One Prototype vai começar a ser vendido no Japão já este ano, alargando-se depois ao Reino Unido e a “países asiáticos onde a procura por elétricos compactos é considerada alta”.
