Depois de vender mais de 4,1 milhões de veículos em todo o mundo no ano passado, a Hyundai quer voltar a crescer em 2026 – estabelecendo como meta chegar às 4.160.000 vendas.
O fabricante sul-coreano revelou que, em 2025, comercializou 3.425.226 automóveis no estrangeiro e 712.954 no seu país, num total de 4.138.180 – uma ligeira quebra face aos 4.141.791 do ano anterior.
Por mercados, subiu oito por cento nos Estados Unidos da América, onde os carros eletrificados representaram 30 por cento de todas as vendas – destacando-se, em particular, os híbridos. Também registou crescimento na Europa e na Índia, enquanto na China está a focar a sua abordagem em modelos específicos para aquele país.
José Muñoz, presidente e diretor-executivo, afirmou em comunicado: “Apesar dos desafios significativos, mantivemos o nosso ímpeto global de vendas em 2025, refletindo a resiliência das nossas equipas e a força do nosso portfólio de produtos diverso. Apesar da volatilidade do mercado, incerteza reguladora, preferências do cliente em mudança e competição intensa, as nossas equipas encontraram formas de ganhar ao proporcionar veículos lindamente concebidos com tecnologia avançada, segurança líder da indústria e valor excecional”.
O dirigente destacou também o desempenho da Hyundai nos EUA, bem como o investimento na produção local naquele país – que, acredita, permitirá “responder rapidamente às exigências de mercado enquanto reduz a exposição à volatilidade comercial”.
Os objetivos para 2026
O relatório completo sobre a atividade da Hyundai em 2025 será revelado numa altura posterior deste mês. Em todo o caso, o construtor já anunciou as suas metas para este ano.
Estas passam por vender cerca de 4.160.000 automóveis em todo o mundo (3.460.000 no estrangeiro e 700 mil na Coreia do Sul). Estes números incluem a marca de luxo Genesis.
E há uma estratégia delineada para chegar aos objetivos: o reforço na aposta em modelos eletrificados, prevendo o lançamento de novos carros para além de ter novas bases de produção que permitam fazer aumentar o crescimento das vendas.
