Já foram produzidos nove milhões de automóveis da Tesla. Atingiu este marco com um Model Y fabricado na Giga Shanghai em Xangai (China).
A unidade fabril abriu em 2019, sendo a primeira naquele país. De lá, saem automóveis sobretudo destinados ao mercado interno, mas também há exemplares exportados para outros países.
Em dezembro, a Tesla anunciou ter chegado aos quatro milhões de veículos produzidos em Xangai, naquela que é a sua maior fábrica em todo o mundo – com capacidade para produzir cerca de um milhão de exemplares a cada ano.
Produção desceu em 2025
No ano passado, a Tesla produziu menos automóveis ao nível global: 1.654.667, numa descida de 6,7 por cento. Foram entregues 1.636.129 veículos (menos 8,6 por cento por comparação com 2024).
Our 9 millionth vehicle globally has just rolled off the production line at Giga Shanghai
Thanks to our owners and supporters around the world ️ pic.twitter.com/D0nmZTqG62
— Tesla Asia (@Tesla_Asia) December 30, 2025
Os últimos tempos têm sido difíceis para a Tesla, que enfrenta uma quebra de vendas em vários mercados – em particular na Europa. No ano passado, perdeu a liderança das vendas globais de elétricos, sendo ultrapassada pela chinesa BYD.
Uma gama envelhecida e sem atualizações significativas há vários anos, a maior concorrência a preços mais acessíveis e até o envolvimento de Elon Musk na política são apontados como alguns dos fatores para este desempenho da Tesla.
