Presente na CES 2026 (Consumer Electronics Show), a chinesa Great Wall Motors mostrou esta terça-feira (6 de janeiro) o seu novo motor V8 de quatro litros – que poderá vir a ser incluído em sistemas híbridos plug-in.
De acordo com o Car News China, este integra a tecnologia de ciclo Miller, O sistema biturbo conta com intercooler refrigerado a água, sistema de dupla injeção e está associado a uma caixa automática de nove velocidades com inversor de binário. É possível colocar um motor elétrico entre o de combustão interna e a transmissão.
Não são conhecidas as especificações exatas deste propulsor nem os dados sobre o desempenho do mesmo. Especula-se que pode estrear-se no Tank 800, um SUV da marca de luxo Tank que se juntará a uma gama que já tem outros quatro modelos.
Ao contrário de muitos fabricantes chineses com presença internacional, a Great Wall Motors ainda não tem uma aposta predominante em carros eletrificados – mantendo o investimento em propulsores de combustão tradicionais.
Em todo o caso, também trabalha na área das energias alternativas, apresentando igualmente na CES em Las Vegas um motor de células de combustível de hidrogénio, para além da tecnologia de bateria de estado semi-sólido e de uma plataforma híbrida plug-in Hi4-Z.
