Está cada vez mais perto de chegar o serviço de robotáxi que junta a Uber, o Grupo Lucid e a Nuro. O carro foi apresentado esta segunda-feira (5 de janeiro) na CES 2026 em Las Vegas.
Os testes em estrada, conduzidos pela Nuro, tiveram início em dezembro, com protótipos sujeitos a supervisão humana na Baía de São Francisco – onde o serviço deverá ser lançado ainda este ano.
Quem visitar a CES, poderá conhecer o veículo de perto, incluindo o seu interior. Está equipado com Nvidia Drive AGX Thor e com a plataforma Nvidia Drive Hyperion, com apoio para processamento de inteligência artificial em tempo real e a integração do sistema que é necessária para as capacidades de condução autónoma.
O carro – que é uma versão modificada e adaptada do SUV elétrico Lucid Gravity – está equipado com diversas câmaras de alta resolução, LiDAR e radares, integrados na carroçaria e no halo montado no tejadilho sem perturbar o desenho do modelo. Os passageiros poderão identificar o seu veículo facilmente através dos LED montados no halo – que exibem as suas iniciais e mostram atualizações do estado.
Poderão ser transportadas até seis pessoas, com espaço amplo para bagagem. Por dentro, os passageiros poderão aceder a ecrãs interativos para personalizarem as viagens de condução autónoma, com opções para aquecimento de bancos, música, pedir a paragem do automóvel e até entrar contacto com os serviços de apoio.
Na sua versão Touring, o Lucid Gravity tem tração integral, graças a dois motores que debitam 552 cv de potência. Demora cerca de quatro segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h e pode ter configurações para cinco passageiros em duas filas ou sete passageiros em três filas. A bateria tem 89 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia que pode chegar a mais de 542 km.
Sarfaz Maredia, que dirige a mobilidade autónoma na Uber, referiu em comunicado: “Ao combinar a experiência líder em veículos elétricos, autonomia e serviços de transporte por aplicação, estamos a construir uma nova opção única para viagens autónomas acessíveis e escaláveis na Baía de São Francisco e outras zonas”.
Da parte da Lucid, o vice-presidente de ADAS e automação, Kay Stepper, explicou a iniciativa: “É uma parte chave da forma como a Lucid está a aproveitar a sua tecnologia para criar um futuro da mobilidade mais sustentável que seja amplamente acessível. A nossa engenharia, autonomia e conforto do interior oferecem uma plataforma única e, quando combinadas com a tecnologia da Nuro e a escala da Uber, em conjunto estamos a construir uma experiência sem paralelo”.
Quanto a Dave Ferguson, co-fundador e co-diretor-executivo da Nuro, afirmou: “A estreia do nosso robotáxi para produção com a Lucid e a Uber é um marco significativo no nosso caminho para proporcionar autonomia em escala. Ao juntar a autonomia de nível 4 da Nuro com provas dadas, a arquitetura de veículo avançada da Lucid e o alcance global da Uber, estamos a construir um serviço de robotáxi concebido para operações no mundo real e crescimento a longo termo”.
Este não é o único projeto de táxis autónomos em que a Uber está envolvida. Em parceria com a Avride, está presente em Dallas, enquanto na Alemanha e no Reino Unido prevê entrar este ano graças a diferentes colaborações.
