O regresso do Toyota MR2 poderá estar a poucos dias de ser anunciado. Tudo indica que será comunicado no Salão Automóvel de Tóquio, que arranca na sexta-feira, 9 de janeiro.
De acordo com o site Auto Express, um vídeo da Gazoo Racing em Japonês mostra uma conversa entre um funcionário do construtor e o presidente Akio Toyoda. Ao ser abordado sobre o novo carro, o dirigente revelou que quer ter pronto para o certame nipónico um carro de dois lugares com um motor central.
Por outro lado, durante o ano passado foram registados os direitos do nome GR MR2, para além da designação GR MR-S – sendo que, no Japão, o modelo é conhecido como MR-S.
Espera-se que o motor possa ser o G20E a gasolina montado ao centro e de forma transversal, cujos dados de desempenho ainda não são conhecidos oficialmente. O objetivo é que seja mais potente e eficiente do que o 2,4 litros turbo atual, mas também dez por cento mais pequeno.
Com o propulsor – estreado no Salão de Tóquio há cerca de um ano com o protótipo GR Yaris M Concept e testado nas Super Taikyu Series – deverá estar uma caixa automática de oito velocidades.
No que toca ao design, o novo Toyota MR2 deverá trazer um ar fresco aos desportivos do fabricante, tendo como base o conceito FT-Se. Este caracteriza-se por um capot curto e formas aerodinâmicas agressivas, bem como um para-brisas baixo. No entanto, se o novo modelo é esperado com motor a combustão, o conceito foi idealizado como 100 por cento elétrico.
Toyota MR2 retirado há quase duas décadas
Há 19 anos que o Toyota MR2 foi retirado da produção – o que aconteceu em 2007, depois de mais de 20 anos no mercado. Este foi o primeiro carro de produção japonês com motor central e tração traseira, destacando-se pelo seu caráter vincadamente desportivo.
Era um carro relativamente acessível e de pequenas dimensões, que teve três gerações. A última, disponível de 1999 a 2007, tinha duas portas e uma potência que podia chegar aos 140 cv graças a um motor 1,8 litros. Dependendo do mercado, este podia ter transmissão manual de cinco ou seis velocidades, bem como transmissão automatizada SMT de cinco ou seis relações.
