Chegou ao fim a etapa maratona da primeira semana do Dakar 2026, com a quinta tirada da prova. O vencedor em automóveis foi Mitch Guthrie, sendo que a dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro terminou em sétimo.
O percurso cronometrado foi de 372 km, com Guthrie (Ford Racing) a demorar 3h54m46 segundos para obter a sua segunda vitória. Numa etapa renhida, Nani Roma (Ford Racing) foi segundo – e, se não fosse uma penalização de 1m10 segundos, até teria vencido – já que ficou a 1m06 segundos do topo com esse tempo averbado.
Num dia dominado pelos Ford, Martin Prokop (Jipocar Team) foi terceiro, enquanto Lucas Moraes levou o seu Dacia a quarto. Depois de dois dias mais desafiadores, o piloto português João Ferreira – navegado pelo compatriota Filipe Palmeiro – foi o melhor do dia para a Toyota, em sétimo. Gastou mais 6m07 segundos do que Mitch Guthrie.
Henk Lategan (Toyota) não foi além do 16.º tempo, logo atrás de Nasser Al-Attiyah (Dacia), e assim manteve a liderança da classificação geral. O sul-africano tem agora 3m17 segundos de avanço para o qatari, sendo Mattias Ekström /(Ford) terceiro a pouco mais de cinco minutos e meio. João Ferreira e Filipe Palmeiro subiram três lugares e estão m 14.º a 30m17 segundos do topo.
De referir que o vencedor do ano passado, Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing/Toyota) já não está em prova, tendo sido forçado a abandonar na etapa 4 com problemas no carro.
Novo líder nas motas
Em duas rodas, Luciano Benavides (KTM) foi o vencedor da quinta etapa do Dakar 2026, ao bater Ignacio Cornejo (Hero) por expressivos 3m51 segundos.
O terceiro tempo foi suficiente para Daniel Sanders (KTM) assumir de novo a liderança da geral, ultrapassando Tosha Schareina (Honda). O australiano leva 1m59 segundos de margem para o espanhol, enquanto Ricky Brabec (Honda) é terceiro a 2m02 segundos.
Portugueses na luta pelo topo em SSV
À hora de publicação, a etapa ainda está longe do fim para os SSV, mas há uma dupla portuguesa a disputar a vitória. João Monteiro e Nuno Morais (Can-Am) estavam com o quarto tempo no mais recente ponto com informação de cronometragem, tendo assim esperanças de disputar o triunfo até ao fim do dia.
Também os Challenger ainda estão no percurso cronometrado, assim como nos camiões onde Vaidotas Zala – com o navegador português Paulo Fiúza – está a lutar pelo top cinco num Iveco da Team de Rooy.
