Sem categoria Ford apresentou novo centro computacional para seus carros

Ford apresentou novo centro computacional para seus carros


O novo centro computacional de alto desempenho da Ford para os seus veículos foi apresentado em Las Vegas, durante a edição deste ano da CES.

 

O fabricante promete “novas experiências e capacidades digitais”, que serão definidas por software. Também sabe que o hardware correspondente tem de ser veloz e escalável.

Há, pois, que conjugar diversos fatores para que sejam ideias: tamanho, custo e desempenho. E, assim, a Ford “repensou o hardware nuclear e a arquitetura do software” dos seus automóveis, contou o diretor-executivo de plataformas eletrónicas, Paul Costa, ao site da empresa.

E também sublinhou a procura por “simplificar a eletrónica do veículo para um núcleo mais potente e de menor custos, desenvolvido internamente”. O trabalho já decorre há alguns anos e, agora, a CES 2026 em Las Vegas foi palco da apresentação de um novo centro computacional de alto desempenho.

É um módulo que a Ford desenvolveu pelos seus próprios meios, algo que permite poupar entre 10 a 15 por cento por módulo. Gere o sistema de infoentretenimento, os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), áudio e rede. Tem não só mais poder de computação, como também um tamanho menor.

Paul Costa recordou: “A nossa próxima arquitetura universal de veículos elétricos incorpora cinco vezes mais de design de módulos internos, dando-nos cinco vezes mais de controlo sob semicondutores críticos”.

O responsável entende que o novo centro computacional de alto desempenho dos seus carros é capaz de “gerir tarefas de computação complexas mais rápido do que nunca”, para além de ser “significativamente mais barato de produzir” e de o tamanho reduzir para quase metade.

Segundo o diretor de EV, digital e de designer, Doug Field, este é um “cérebro do veículo mais unificado”. Este trata-se de um módulo que junta os sistemas de assistência à condução (ADAS), áudio, rede e infoentretenimento. O tamanho foi reduzido em quase metade, mas o desempenho melhorou “radicalmente”.

Ford lança novo assistente de IA para automóveis

A Ford anunciou o lançamento de um novo assistente de inteligência artificial para seus automóveis, o Ford AI. Será inicialmente disponibilizada através de uma aplicação móvel, antes de ser integrada nos veículos a partir de 2027.

Bernardo Matias | 08:45 – 08/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy