Ainda em fase de concept, o Skoda Vision O já é capaz de andar pelos seus próprios meios, tendo sido levado à estrada em vez de se limitar a participações estáticas em salões e exposições.
Revelado em setembro passado, o exercício que antecipa o possível futuro das carrinhas do construtor – que tanto sucesso tem com este tipo de veículos – saiu para as estradas reais. Não foram divulgados quaisquer detalhes sobre esta primeira experiência de condução, para além de um curto vídeo que não revela muito.
O Vision O é pensado como um automóvel elétrico munido de inteligência artificial e de uma interface humano-máquina (HMI) redesenhada. ‘Laura’ é a sua assistente pessoal virtual, prometendo ser “uma verdadeira companhia” para os ocupantes que vai desde a ajuda para as tarefas diárias até à conversa sobre o que rodeia o local.
O veículo tem capacidades de condução autónoma, exceto em condições adversas como chuva forte ou pouca visibilidade. E, mesmo nesses contextos, consegue virar sozinho para fora de estrada se for necessário.
O condutor e os passageiros encontram um habitáculo espaçoso, em que se destaca o ecrã horizontal na base do para-brisas. As portas dão acesso ao abrirem em direções opostas.
Não há um quadrante tradicional e, ao centro, há um ecrã tátil para o infoentretenimento. O volante é novo e a consola central é simples e incorpora um carregador wireless para dois smartphones, tal como um frigorífico integrado.
Em termos de design exterior, o Skoda Vision O tem a nova grelha Tech-Loop, que parte da atual Tech-Deck Face. As linhas do automóvel permitem reduzir o arrasto aerodinâmico, ao mesmo tempo que são simples. O tejadilho é panorâmico.
As jantes foram otimizadas do ponto de vista aerodinâmico, foi incluída iluminação com as luzes Skoda Cyber e o logótipo da marca é iluminado (tal como atrás, onde se encontram ainda luzes em forma de T). Foi aplicado um efeito de pintura especial (Circadian Hue)
