Sem categoria Dakar 2026: Al-Attiyah ganhou etapa 6 e assumiu liderança; lusos no top 5

Dakar 2026: Al-Attiyah ganhou etapa 6 e assumiu liderança; lusos no top 5


Há novo líder do Dakar 2026 em automóveis. Nasser Al-Attiyah dominou a sexta etapa, realizada esta sexta-feira (9 de janeiro), para passar para o topo da prova. João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, foi o quinto mais veloz do dia.

 

A ligação entre Ha’il e Riade teve 331 km cronometrados, antecedendo o dia de descanso. Al-Attiyah (Dacia) impôs um forte ritmo e bateu o colega de equipa Sébastien Loeb por 2m58 segundos.

Navegado por Filipe Palmeiro, João Ferreira (Toyota) teve um bom andamento, na luta pelas posições cimeiras, e terminou em quinto a 4m56 segundos do vencedor. Líder à entrada da tirada, Henk Lategan (Toyota) perdeu mais de nove minutos com o 12.º tempo.

Na geral, Nasser Al-Attiyah passou para a frente da tabela, tendo 6m10 segundos de margem para Lategan. Nani Roma (Ford) é terceiro a pouco mais de nove minutos. Com o resultado nesta etapa, João Ferreira e Filipe Palmeiro avançaram até ao 12.º posto do rali, com uma desvantagem de quase 32 minutos face ao líder.

Penalização ditou desfecho nas motas

Nas motas, Ricky Brabec (Honda) somou a sua primeira vitória em etapa nesta edição, mas Daniel Sanders (KTM) foi o mais veloz em estrada… tanto que infringiu o limite de velocidade ao pilotar a 98 km/h numa zona limitada a 50 km/h e foi penalizado em seis minutos, entregando assim a vitória a Brabec. O americano bateu o colega de equipa Tosha Schareina por 1m14 segundos.

Com a penalização, Sanders foi terceiro a 1m17 segundos, o que é suficiente para manter a liderança da classificação com apenas 45 segundos de vantagem para Ricky Brabec. Luciano Benavides (KTM) está em terceiro a 10m15 segundos.

Martim Ventura (Honda) fez o 14.º tempo do dia e quinto entre Rally2, onde é sétimo da classificação à frente do também português Bruno Santos (Husqvarna). Na geral absoluta, Ventura é 17.º.

Challenger e SSV quase no fim

À hora em que este artigo é publicado, poucos pilotos tinham chegado ao fim da etapa nos Challenger e nos SSV. Nesta última categoria, um dos que o já fez é o português Gonçalo Guerreiro (Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing/Polaris), que tem em perspetiva um resultado entre os seis primeiros.

Os camiões estão um pouco mais longee do fim, com o navegador Paulo Fiúza a acompanhar o piloto Vaidotas Zala num Iveco da Team de Rooy em disputa do triunfo.

Segue-se o dia de descanso

Amanhã, sábado 10 de janeiro, é o dia de descanso do Dakar 2026, passado na capital da Arábia Saudita (Riade). A ação retoma no domingo com a sétima etapa entre Riade e Wadi ad-Dawasir, com um percurso de 462 km contra o cronómetro.

Dakar 2026: Piloto e jornalista escapou quase ileso a acidente assustador

A quinta etapa do Dakar 2026 foi marcado por um forte acidente. O piloto, aventureiro e jornalista Jesús Calleja perdeu o controlo do carro a alta velocidade e teve mesmo de ser visto no hospital.

Bernardo Matias | 07:32 – 09/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy