Sem categoria Mazda CX-6e é o novo elétrico da marca para a Europa

Mazda CX-6e é o novo elétrico da marca para a Europa


Dia de muitas novidades no Salão Automóvel de Bruxelas. A Mazda revelou o novo CX-6e esta sexta-feira (9 de janeiro), sendo um SUV de tamanho médio 100 por cento elétrico.

 

Resultante de uma colaboração com a chinesa Changan (e lançado na China como EZ-60 no último verão), a versão europeia do modelo tem uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 78 kWh que pode permitir atingir 484 km de autonomia (ciclo WLTP).

Em carregamento rápido (corrente contínua, 195 kW), é possível demorar 24 minutos a repor o nível da bateria do Mazda CX-6e dos 10 aos 80 por cento. O carregador de bordo suporta corrente alternada até 11 kW.

Atinge os 258 cv de potência e 290 Nm de binário, sendo um modelo de tração traseira. A velocidade máxima é de 185 km/h, demorando-se 7,9 segundos entre os 0 e os 100 km/h.

Design

A Mazda aplicou a filosofia Kodo no design do novo CX-6e, bem como o tema Soulful Futuristic Modern. Tem um perfil elegante e há até sete cores à escolha – com o fabricante a destacar o violeta Nightfall Violet que pode alternar entre brilho e sombras conforme a incidência da luz.

O desenho é fruto de uma colaboração entre os estúdios do fabricante na Europa e no Japão, incluindo por exemplo entradas de ar aerodinâmicas na dianteira, espelhos retrovisores finos e condutas de ar nos pilares D flutuantes. Os arcos das rodas são pronunciados.

As cores são azul Air Stream Blue, branco Crystal White Pearl, cinzentos Aero Grey e Machine Grey, preto Jet Black e vermelho Soul Red Crystal. As jantes podem ser de 19 polegadas e cinco raios (Takumi) ou de 21 polegadas e cinco raios duplos (opcionais no nível Takumi e de série em Takumi Plus).

Em termos de dimensões, o comprimento do Mazda CX-6e é de 4.850 milímetros enquanto a largura sem espelhos retrovisores é de 1.935 milímetros e a altura chega aos 1.620 milímetros.

O interior

Por dentro, há espaço de sobra, graças aos 2.902 milímetros de distância entre eixos, com um design inspirado no conceito japonês de Ma. Há três esquemas de cor disponíveis para o interior (bege Warm Beige e preto Black Maztex para as versões Takumi e Amethyst & White Maztex para as variantes Takumi Plus).

Há superfícies táteis em Maztex, um tecido vegan alternativo ao couro, e uma faixa iluminada à largura do tablier e ao comprimento do tejadilho panorâmico em vidro laminado.

A bordo do Mazda CX-6e, encontra-se um ecrã tátil de grandes dimensões (26 polegadas) e um head-up display que exibe as indicações de navegação à frente do condutor. A bagageira tem 468 litros de capacidade, mas se os bancos da segunda fila forem rebatidos chega até aos 1.434 litros, sendo complementados por um compartimento de armazenamento abaixo do capot com 80 litros.

Tecnologia

O novo Mazda surge com assistente de voz, que pode cumprir tarefas como abrir as janelas, encontrar o destino pretendido e até ajustar a temperatura do automóvel.

A ligação a smartphones, sem fios, tem suporte para Android Auto e Apple CarPlay. Há partilha de chave Bluetooth e outras funções para controlar o automóvel à distância – incluindo a gestão da carga da bateria.

O head-up display que já referimos permite ao condutor, através de gestos, escolher que música quer reproduzir ou aceder a rotas guardadas.

Entre os sistemas de assistência à condução deste Mazda CX-6e, encontram-se assistente de manutenção na faixa, assistente de limite de velocidade inteligente, mitigação de colisão secundária, travagem e alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de colisão traseira, apoio inteligente à travagem e monitorização de ângulo morto. O condutor pode usufruir de três modos de condução (Normal, Individual e Sport).

De mencionar, ainda, o sistema de áudio com colunas nos encostos para cabeça à frente, algo que integra o equipamento de série. Há, igualmente, quatro modos de veículo (Vehicle Modes), que adaptam o Mazda CX-6e a diferentes contextos.

São eles: Wash Mode (para proteger os componentes exteriores durante a lavagem, recolhendo os retrovisores e fechando as janelas); Relax Mode (com descanso curto em mente, ajusta a posição do banco e o ambiente interior incluindo a climatização e o volume do áudio); Rest Mode (destinado a períodos de repouso mais prolongado, ajusta a posição do banco e desliga a iluminação toda); e Pet Comfort Mode (que adapta a temperatura do habitáculo para o caso de ficarem a bordo animais de estimação ou bens alimentares em curtas saídas do condutor).

Quando chega?

Os preços do novo Mazda CX-6e ainda não foram anunciados e também não há uma data de lançamento no mercado em concreto. No entanto, o fabricante diz que vai estar disponível a partir do próximo verão.

Novo Mazda CX-5 já à venda em Portugal. Saiba quanto custa

Já chegou ao mercado português o novo Mazda CX-5. O SUV compacto japonês, originalmente lançado em 2012, entra na sua terceira geração. A entrega das primeiras unidades são esperadas para 2026.

Bernardo Matias | 12:34 – 19/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy