O Salão Automóvel de Bruxelas serviu de palco para o lançamento do novo Peugeot 408. Disponível como elétrico, mild-hybrid e híbrido plug-in, tem novas características de design.
Três motorizações diferentes, todas eletrificadas
A versão totalmente elétrica deste fastback designa-se como E-408. Tem 213 cv de potência e 343 Nm de binário, prometendo uma autonomia de até 456 km em ciclo combinado WLTP – graças à bateria de níquel-manganês-cobalto de 58,2 kWh. Em carregamento rápido de até 120 kW é possível repor dos 20 aos 80 por cento do nível de carga em cerca de meia hora.
Quem não quer fazer a transição total para a mobilidade elétrica, tem opções híbridas. A híbrida plug-in inclui motor a gasolina de 180 cv e motor elétrico de 123 cv, debitando ao todo 240 cv. A caixa é automática de dupla embraiagem e sete velocidades (e-DCS7). A bateria de iões de lítio de 14,6 kWh, que alimenta a componente elétrica, pode ser carregada na totalidade em 2h05 minutos numa wallbox doméstica de 7,4 kW com o carregador opcional de 7,4 kW.
Mais próxima de um modelo a combustão puro está a variante mild-hybrid (Peugeot 408 Hybrid), que propõe 145 cv de potência e caixa automática eletrificada de dupla embraiagem e seis velocidades (e-DCS6). Em deslocações urbanas, é possível circular em modo totalmente elétrico durante até 50 por cento do tempo, sendo que a bateria é carregada durante a condução.
Design amplamente renovado
O novo Peugeot 408 estreia a inscrição da marca iluminada atrás, integrando-se numa faixa luminosa a toda a largura. Nas suas extremidades, encontra-se a assinatura de três garras LED inclinadas. Também à frente há a representação de três garras através de faixas LED inclinadas e uma faixa de luz a toda a largura, sendo que as versões GT incluem logótipo iluminado. Os faróis da versão Allure tem tecnologia Peugeot Full LED, enquanto a variante GT tem Peugeot Matrix LED.
A grelha e o para-choques frontal foram redesenhados e foi empregue mais preto, sendo que o para-choques inferior tem agora uma forma trapezoidal. O objetivo, diz o construtor, é sublinhar “ainda mais a postura e o caráter forte” do veículo.
Há uma nova cor Verde Flare para a carroçaria, com a tonalidade a variar consoante a exposição à luz. De série, o 408 Hybrid e o híbrido plug-in têm jantes de liga leve em preto brilhante de 17 polegadas no nível de equipamento Allure, ao passo que o nível GT apresenta as novas jantes Adakite de 19 polegadas.
Por dentro
Habitáculo do novo Peugeot 408© Peugeot
O interior do Peugeot 408 apresenta um novo painel de instrumentos digital, que no GT tem novos gráficos 3D opcionais. Foram ainda aplicados novos tecidos nos bancos e acabamentos. Em versões superiores, é incluída Alcantara e alumínio genuíno, que surgem como opções para o GT.
Entre as opções de conforto para os bancos, encontra-se ajuste elétrico em 10 posições com duas configurações de memória para o condutor, ajuste de seis posições para o passageiro, funcionalidade de massagem com oito bolsas e oito programas, tal como almofadas aquecidas.
Este 408 assume-se como um automóvel espaçoso para os passageiros de trás, com 183 milímetros para os joelhos. Já a bagageira transporta até 536 litros, que podem chegar aos 1.611 litros com o banco traseiro rebatível (60/40).
Opcionalmente, quem adquirir a versão GT pode incluir o sistema de qualidade do ar e o Clean Cabin, com a possibilidade de ativar automaticamente a recirculação do ar para manter sempre o ambiente tratado e ideal a bordo.
Há saídas de ar na parte superior e duas para os passageiros de trás montadas na estrutura da consola central, enquanto os vidros têm uma espessura superior à media – o que visa melhorar a segurança e o isolamento acústico. O tejadilho de abrir é opcional.
Tecnologia
Quem conduzir este carro, poderá contar com o sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect na variante Allure, com conectividade sem fios com smartphones através de Android Auto ou Apple CarPlay. Inclui, ainda, o pacote Peugeot Connect One (por dez anos) e acesso remoto via aplicação My Peugeot. O Connect Plus (disponível gratuitamente por 6 meses), acrescenta planeador de viagens e melhora os comandos remotos. No nível GT, é incluído Peugeot i-Connect Advanced com navegação conectada da TomTom e integração de inteligência artificial do ChatGPT.
Em termos de áudio, o Peugeot 408 está munido de um sistema Hi-Fi Premium Focal com dez altifalantes, novo amplificador de 12 canais e processamento digital Arkamys.
A versão totalmente elétrica (Peugeot E-408) tem uma nova função de pré-condicionamento da bateria, que a deixa numa temperatura ideal para carregar. O Plug & Charge é um novo recurso, que torna o carregamento público mais simples, havendo ainda funcionalidade bidirecional vehicle-to-load (V2L) para alimentar dispositivos externos.
