Numa oportunidade rara, será possível comprar um monolugar de Fórmula 1 de Michael Schumacher – num leilão online marcado para 23 a 30 de janeiro.
E não é qualquer um, mas sim o Benetton B192-05 com o qual alcançou a sua primeira vitória no GP da Bélgica de 1992. Foi, igualmente, o último com caixa manual a vencer na classe rainha.
Depois da estreia na Jordan em 1991 (também na Bélgica), o alemão convenceu a Benetton a contratá-lo logo para a ronda seguinte. E por lá ficou para a época posterior, na qual subiu ao pódio pela primeira vez e viria a estrear-se nos triunfos em Spa-Francorchamps. Fê-lo no Benetton B192-05, que usou em cinco rondas dessa temporada.
De recordar que, ao todo, Michael Schumacher ganhou 91 corridas (pela Benetton e pela Ferrari), obtendo ainda 155 pódios (também ao serviço da Mercedes), 68 pole positions e 77 voltas mais rápidas.
O B192-05 que agora será leiloado esteve na sede da Renault em Enstone (Reino Unido) e fez parte da coleção de clássicos até 2015. Na altura, foi vendido à LRS Formula e o chassis foi completamente restaurado, com o motor e caixa de velocidades reconstruídos.
Um ano mais tarde, em 2016, foi adquirido pelo atual proprietário, que é “um conhecido piloto de carros de F1 modernos” não identificado.
Preço pode superar oito milhões de euros
O bólide que será leiloado© Broad Arrow
Esta é a primeira vez que a unidade em concreto será vendida em público. Não se sabe ao certo qual será o preço que vai atingir neste leilão, mas as estimativas apontam para algo em torno dos 8.500.000 euros (ou seja, oito milhões e meio de euros).
O leilão está a cargo da Broad Arrow, cujo especialista em automóveis, Yves Boitel, fala de “um dos mais famosos carros na história da Fórmula 1” e de uma iniciativa que atraia “um interesse significativo dos principais colecionadores do mundo”.
