Um dos futuros modelos da Dacia será um pequeno citadino elétrico baseado no Renault Twingo E-Tech lançado recentemente. Isto não significa o fim imediato do Spring – que até foi atualizado para 2026.
Segundo a britânica Autocar, o novo carro da marca romena do Grupo Renault terá um design próprio inspirado pelos SUV da marca. Custará em torno dos 18 mil euros – mais do que o Spring atual, mas menos do que o novo Twingo. Em Portugal, este está a ser vendido por pouco mais de 19 mil euros.
As dimensões deverão ser sensivelmente próximas às do novo carro citadino elétrico da Renault, com pouco menos de quatro metros de comprimento e largura inferior a dois metros.
Apesar de o novo modelo ser do segmento A e elétrico, como o Spring, estes são carros “diferentes”, garantiu o diretor de produto, Patrice-Lévy-Bencheton, citado por aquela publicação. Durante cerca de um ano, ambos estarão no mercado em simultâneo. A retirada do Spring deverá ser gradual e depende da situação de cada mercado.
Patrice-Lévy Bencheton frisou ainda: “As duas ofertas fazem sentido e irão manter-se no mercado e, depois, o trabalho da equipa de vendas é posicioná-las”.
Também o diretor de vendas e marketing, Frank Marotte, falou de automóveis diferentes ao nível de preço e de design. À Dacia, cabe este desafio: “Iremos descobrir qual o cliente irá comprar”.
De facto, as dimensões serão maiores face àquele que é atualmente o modelo elétrico mais acessível da gama da Dacia. Por outro lado, deverá ter um design mais inspirado nos SUV.
Também a Autocar escreve que este novo automóvel foi concebido na Europa para a Europa, para além de ser fabricado na Eslovénia a par do novo Twingo E-Tech. O atual Spring, por seu turno, é construído na China, tendo por base o Renault City K-ZE. A chegada do novo Dacia é apontada para o Salão Automóvel de Paris, em setembro próximo.
