Pela segunda vez na carreira, Saood Variawa ganhou numa etapa do Dakar. O sul-africano impôs-se na oitava tirada em automóveis. João Ferreira e Filipe Palmeiro terminaram esta segunda-feira no 17.º lugar.
Num dia renhido, Saood Variawa (Toyota) superou o colega de equipa e compatriota Henk Lategan por apenas três segundos. Mattias Ekström (Ford) fez o terceiro tempo a 29 segundos, sendo Seth Quitero (Toyota) quarto a 37 segundos.
O top cinco foi fechado por Nasser Al-Attiyah (Dacia) a 1m16 segundos. A bordo de um Toyota, a dupla lusa João Ferreira/Filipe Palmeiro fez a 17.ª marca a 7m25 segundos do vencedor.
A classificação geral continua a ser liderada por Nasser Al-Attiyah, agora com quatro minutos de avanço para Mattias Ekström. Henk Lategan, em terceiro, está a 6m08 segundos do qatari. Nani Roma (Ford) é quarto, ainda a menos de dez minutos do topo. João Ferreira e Filipe Palmeiro subiram à décima posição, estando a 35m08 segundos da dianteira.
Português no top 10 das motas; Benavides é o novo líder
Em motas, Luciano Benavides foi o mais forte do dia para assumir o comando. O piloto da KTM bateu o colega de equipa Daniel Sanders por expressivos 4m50 segundos, numa tirada em que Martim Ventura (Honda) foi décimo (segundo na categoria Rally2).
Na classificação, Luciano Benavides recuperou duas posições e é o novo líder com 10 segundos de vantagem face a Daniel Sanders. Ricky Brabec caiu para terceiro e está a 4m47 segundos do novo comandante. O melhor português é Martim Ventura, em 14.º da geral absoluta (logo na frente de Bruno Santos, em Husqvarna) e quinto no Rally2 também acima do compatriota.
Restantes categorias ainda em estrada
À hora de publicação deste artigo, as outras categorias ainda estão no percurso da oitava etapa. Destaca-se a presença de João Monteiro e Nuno Morais (Can-Am) na luta pela vitória nos SSV na cronometragem intermédia mais recente.
Mais uma etapa maratona no horizonte
Amanhã, 13 de janeiro, arranca mais uma etapa maratona, que se estende por dois dias. Na primeira parte, correspondente à nona etapa, os pilotos enfrentam 410 km cronometrados nas categorias automóveis e 418 km competitivos nas motas. Não há assistência das respetivas equipas até ao fim da etapa 10.
