O Audi E5 Sportback é o primeiro modelo da nova marca chinesa do construtor alemão, tendo sido lançado no ano passado. Agora, o sedã foi reconhecido como o Carro do Ano na China.
Este é um prémio que se soma a outros quatro nos âmbitos do design, condução, popularidade e recursos de inteligência. O E5 Sportback, resultante de uma parceria com o grupo SAIC, sucede ao Aito M9 na lista de vencedores.
O veículo de quatro portas é 100 por cento elétrico. Há quatro motorizações diferentes, de tração traseira ou integral (quattro). A potência pode atingir os 776 cv de potência, sendo a aceleração dos 0 aos 100 km/h feita em 3,4 segundos. A autonomia é de até 770 km, dependendo da versão.
O fastback foi fabricado e concebido para a China sob a marca Audi (estilizada AUDI), mas não deixa de seguir os pressupostos identitários alemães.
O diretor-executivo da Audi, Gernot Döllner, afirmou num comunicado: “Este prémio valida a nossa abordagem única na China, com duas marcas fortes e uma profunda integração de inovação local. Através da marca AUDI, estamos a atrair novos clientes e a reforçar a nossa posição no mercado mais competitivo do mundo. Os comentários de clientes e de especialistas demonstram que a nossa jornada de transformação em curso na China rumo à eletrificação e condução inteligente conectada está no caminho certo”.
Depois do sucesso do E5 Sportback, a marca chinesa da Audi já tem na calha um novo modelo, o E7X. Este é o modelo de produção derivado do E SUV apresentado no Salão Automóvel de Guangzhou em novembro passado, devendo ser lançado este ano.
