Sem categoria Revelado o maior Hyundai elétrico, um monovolume com 400 km de autonomia

Revelado o maior Hyundai elétrico, um monovolume com 400 km de autonomia


O Salão Automóvel de Bruxelas serviu de palco para o lançamento do novo Hyundai Staria Electric. É o maior elétrico que o fabricante sul-coreano já concebeu, sendo uma nova versão do monovolume originalmente lançado em 2021.

 

O sistema elétrico é de 800 volts, num carro com bateria de 84 kWh que permite ter até 400 km de autonomia em ciclo WLTP. O carregamento dos 10 aos 100 km faz-se em cerca de 20 minutos, em carregadores ultra-rápidos.

O motor elétrico debita 215 cv de potência e há capacidade bidirecional vehicle-to-load (V2L) que permite alimentar dispositivos externos com a bateria do automóvel. Pode rebocar até 2.000 kg.

Duas versões, até 9 lugares

O Staria Electric é pensado “para mobilidade familiar, lazer, serviços de transporte e utilização profissional”. Promete um habitáculo espaçoso, com piso plano e adaptável a diferentes tipos de utilização, com esquemas de cores distintos: preto, preto/bege, preto/castanho Anthracite Brown, preto/castanho Bordeaux Brown e cinzento/creme Rotorua Cream.

A variante Luxury alberga até sete ocupantes (com bancos dianteiros aquecidos e ventilados), enquanto Wagon pode transportar um total de nove pessoas (condutor incluído) em três filas de bancos ajustáveis, sendo uma variante pensada para famílias maiores, shuttles ou grupos. Há bancos com repousos para braços.

Encontram-se dois ecrãs de 12,3 polegadas (um para o painel de instrumentos, outro central para o infoentretenimento). Na variante Wagon, o espaço para bagagens tem até 1.303 litros de capacidade, enquanto em Luxury chega aos 435 litros.

A configuração de nove lugares está associada a portas deslizantes elétricas e porta traseira elétrica como opção. Já Luxury inclui estes recursos como parte do equipamento de série.

O Hyundai Staria Electric dispõe de Connected Car Navigation Cockpit (ccNC), atualizações remotas (over-the-air) e integração sem fios de smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, assim como chave digital e sistema shift-by-wire.

Também não falta um conjunto de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), câmaras e radares de monitorização do que rodeia o veículo.

Há assistência de prevenção de colisão frontal, assistência de prevenção de colisão de tráfego cruzado por trás, cruise control inteligente, limitador de velocidade inteligente, prevenção de colisão de ângulo morto, monitorização de visão Surround 360º para ajudar ao estacionamento e monitorização da atenção do condutor, bem como assistência de estacionamento.

Design

Por fora, encontra-se um carro com uma linha de cintura baixa e uma silhueta curva, com tejadilho amplo e as portas deslizantes a definirem o seu visual – assim como as amplas áreas envidraçadas.

A dianteira tem uma faixa de luz contínua posicionada horizontalmente, mas os farolins estão mais abaixo numa posição vertical. Atrás, a assinatura luminosa estende-se verticalmente.

Há jantes de 17 polegadas e até oito cores disponíveis: amarelo Dynamic Yellow, azul Classy Blue Pearl, branco Creamy White, castanho Cast Iron Brown Pearl, cinzento Ecotronic Gray Pearl, grená Galaxy Maroon Pearl, prateado Shimmering Silver Metallic e preto Abyss Black Pearl.

Hyundai e a importância da IA nos carros: “Determina a competitividade”

A Hyundai destaca a importância da inteligência artificial na competitividade no setor automóvel – numa era em que estas tecnologias equipam cada vez mais viaturas. Os coreanos não são exceção.

Bernardo Matias | 20:05 – 05/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy