Em comunicado, a Old Friends Rally Team informa que a dupla composta por Alexandre Pinto e pelo navegador Bernardo Oliveira “termina hoje a sua participação no Dakar, após uma edição marcada por vários contratempos mecânicos”.
Hoje, a dupla lusa foi acometida por problemas na suspensão no seu SSV da Polaris.
“Depois de, dia após dia, terem lutado contra os problemas, a equipa voltou a ser forçada a parar a cerca de 10 km do final da especial, num momento em que a dupla seguia na frente e tinha reais hipóteses de vencer a primeira parte da etapa maratona”, explicou a formação vimaranense, que já tinha perdido Pedro Pinheiro (Husqvarna), no domingo, por lesão.
Alexandre Pinto chegou a liderar grande parte desta nona etapa, disputada na região de Bisha, ainda conseguiu chegar ao acampamento montado no deserto, onde se disputa uma segunda etapa maratona entre hoje e quarta-feira, em que os pilotos não têm assistência externa.
“A suspensão cedeu novamente e, após análise de todos os contratempos nesta edição, concluímos que não estão reunidas as condições para continuar em prova”, frisou a equipa Old Friends, dizendo que “a dupla Campeã do Mundo sai de cabeça erguida”.
Apesar dos contratempos, a formação portuguesa reafirma a confiança nas capacidades de Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira.
“O Alexandre e o Bernardo mostraram, em condições extremamente adversas, que têm ritmo e capacidade para lutar pela vitória no Dakar. Esse é o maior saldo que levam desta participação: a certeza de que são uma dupla extremamente competitiva, resiliente e sempre pronta a contrariar as dificuldades”, conclui o comunicado.
Quarta-feira disputa-se a segunda parte da etapa maratona desta 48.ª edição do Dakar, com 368 quilómetros cronometrados para as motas e 420 para os automóveis.
Leia Também: Dakar: Eryk Goczal ganha etapa 9 à frente do tio. Nani Roma é novo líder
