O Renault Filante é o novo SUV premium do construtor francês. Apresentado esta terça-feira (13 de janeiro), chegará à Coreia do Sul em março, mas não está previsto que venha para a Europa.
Este modelo é descrito como “uma parte estratégica do International Game Plan 2027” do fabricante – que, assim, quer consolidar a sua presença na Ásia e no Médio Oriente. O Filante é construído na fábrica de Busan (Coreia do Sul). Tem três níveis de acabamentos (Techno, Iconic e esprit Alpine).
Motorização híbrida
É um full hybrid com motorização E-Tech 250 de nova geração, em que há um motor de combustão interna turbo quatro cilindros e 1.499 centímetros cúbicos com 150 cv de potência e 250 Nm de binário auxiliado por dois motores elétricos – um principal para tração com 136 cv e 320 Nm e outro com 82 cv e 180 Nm. Ao todo, o conjunto tem 250 cv de potência e 565 Nm de binário.
A bateria de iões de lítio é de 1,64 kWh, carregando-se em andamento, sendo anunciada a possibilidade de estar em modo totalmente elétrico até 75 por cento do tempo dentro das cidades – dependendo das condições. A caixa Multimode Auto é de três velocidades, sendo específica para unidades motrizes híbridas.
O automóvel está assente na plataforma CMF-C/D, que foi adaptada a esta motorização full hybrid – incluindo a suspensão traseira multi-link. A direção foi recalibrada.
Nova abordagem de design
O novo Renault Filante tem por base o projeto Aurora e é um cruzamento de diferentes tipos de carros. Tem linhas musculadas e esculpidas e, apesar de ser um SUV, tem um toque de coupé com a sua traseira alongada. O fabricante descreve-o assim: “Este estilo de carroçaria estreia uma nova abordagem para a linguagem visual da Renault no segmento premium. Um crossover entre sedã e SUV”.
Mede 4.915 milímetros de comprimento, 1.890 milímetros de largura e 1.635 milímetros de altura, tem faróis LED com desenho tridimensional, inserções cromadas e jantes de 19 ou de 20 polegadas.
Os arcos das rodas são pronunciados e as laterais são mais estreitas, enquanto o perfil lateral revela janelas elegantes e uma linha de tejadilho fluída. Atrás, há um spoiler suspenso e iluminação LED com aspeto tridimensional tal como os faróis dianteiros. A versão esprit Alpine está associada a um tejadilho e parte da janela traseira em preto, com a parte inferior da porta da bagageira e o para-choques em branco.
Interior
Renault Filante a partir dos bancos traseiros© Renault Design/RECOM
Por dentro, o Renault Filante tem o OpenR Panorama Screen composto por três ecrãs panorâmicos com 12,3 polegadas cada – painel de instrumentos, ecrã central e ecrã para o passageiro – e um head-up display de 25,6 polegadas. O volante de quatro raios é novo, há ventilações de ar horizontais no tablier, uma coluna flutuante ao centro (os sistemas de áudio podem ser Arkamys com oito altifalantes e Bose Premium com dez altifalantes e três microfones) e controlos da caixa de velocidades na consola central.
O automóvel transporta até cinco pessoas (incluindo condutor). A escolha dos materiais teve em conta princípios ambientais, há acabamentos acetinados e, na versão Techno, o ambiente azul escuro inclui revestimentos a TEP e partes em alumínio escovado. O acabamento Iconic inclui duas combinações de cor em TEP perfurado granulado (castanho e cinzento Cool Grey). Já em esprit Alpine, encontram-se detalhes como estofos em preto ou cinzento claro, com costuras em azul, branco e vermelho no volante e apoio para braços central, bem como alguns pormenores em azul e tecido granulado nos bancos, painéis das portas e tablier.
Há iluminação ambiente interior que pode ser ajustada em cor e brilho, enquanto as portas dianteiras incluem o logótipo Filante retroiluminados. Há um tejadilho panorâmico fixo e é prometido um espaço líder da classe para os passageiros traseiros – graças a uma distância entre eixos de 2.820 milímetros. O ar condicionado é de três zonas (condutor, passageiro da frente e bancos de trás), num sistema que tem função de purificação do ar. A bagageira transporta até 633 litros, expansíveis para 2.050 litros se os bancos traseiros forem recolhidos.
Tecnologias
Vista da parte dianteira do habitáculo© Renault Design/RECOM
O sistema de infoentretenimento é compatível com Android Auto. É proposta a “primeira experiência de entretenimento do mundo com jogos de realidade aumentada a bordo, utilizando a câmara do veículo”, bem como o assistente por voz inteligente A-DoT que promete capacidade de “se envolver numa conversa natural com o condutor”.
A aplicação móvel My Renault permite controlar remotamente vários aspetos, como o pré-condicionamento do veículo, havendo igualmente chave digital no smartphone. O sistema OpenR Link permite personalizar a experiência, desde as configurações de bancos ao ar condicionado, passando pelas preferências multimédia.
Os ocupantes usufruem de um carregador wireless para smartphones à frente, quatro tomadas USB-C (duas à frente, duas atrás), ligação wifi para os dispositivos dos passageiros e ligação Bluetooth.
Quanto aos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), incluem mais de 30 funções. A assistência ativa de condução tem Nível 2 de condução autónoma, há cruise control inteligent adaptativo, limitador de velocidade, assistente de manutenção na faixa, travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, reconhecimento de sinais de trânsito (com limitador de velocidade ativo), câmara de visão 360º, estacionamento totalmente automático e deteção dianteira e traseira com assistente de manutenção na via de emergência.
De destacar ainda as funções de assistência de direção de emergência (que ajuda o condutor a evitar colidir com um obstáculo), espelho retrovisor inteligente e deteção de presença de crianças deixadas sozinhas no interior – ativando diferentes tipos de alarmes e de ações.
Disponibilidade
O novo Renault Filante não chegará à Europa. A introdução no mercado será já em março na Coreia do Sul, estendendo-se depois para os países da América Latina. Para o próximo ano, está prevista a introdução no Médio Oriente.
O nome
A Renault escolheu designar este novo SUV premium como Filante, remetendo para a sua história: Filante foi o protótipo que bateu recordes mundiais de velocidade em 1956, sendo também a designação usada em 2025 para o Filante Record 2025 que em dezembro superou recordes de eficiência. E a estrela associada ao logótipo do Filante distinguia os modelos com especificações topo de gama da Renault na década de 1930.
